TRE-SC promoverá evento com laboratórios de inovação do Judiciário das regiões Sul e Sudeste
Evento será sediado pelo TJSC nos dias 26 e 27 de março

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), representado pela servidora Palmyra Repette, participou de reunião no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) nesta quarta-feira (14). O encontro também reuniu representantes da Justiça Federal e do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª região (TRT-12) para a preparação do FestLabs Sul e Sudeste, evento que reúne laboratórios de inovação do Judiciário das duas regiões. Sediado pelo TJSC e promovido pelos tribunais catarinenses citados, o evento acontecerá em 26 e 27 de março.
A reunião foi coordenada pela juíza cooperadora da Presidência do TJSC, Carolina Ranzonlin Nerbass. “Trata-se de uma grande ação que vai envolver os laboratórios de inovação dos tribunais das regiões sul e sudeste. A ideia é criar um ambiente bem voltado à cultura da inovação, e fugir um pouco do ambiente usual do Poder Judiciário”, destacou a juíza.
A servidora do TRE-SC Palmyra Repette relatou aos presentes como estão os preparativos para o evento, que terá como tema “Governança, avaliação e sustentabilidade da inovação do Poder Judiciário”. “Os tribunais do Poder Judiciário já contam com laboratórios de inovação há alguns anos – alguns deles, desde 2019. Agora, é um momento de amadurecimento desses laboratórios. Por isso, a escolha do tema”, observou.
FestLabs regional
O FestLabs regional faz parte do calendário oficial do Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (FestLabs). A iniciativa segue as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta os tribunais a promoverem espaços permanentes de experimentação e soluções criativas, e está alinhado à Agenda 2030 da ONU e ao Plano Estratégico do Poder Judiciário, especialmente no que diz respeito à construção colaborativa de políticas públicas.
A organização do FastLabs Sul e Sudeste está a cargo dos laboratórios de Inovação do Poder Judiciário de Santa Catarina (JudLab), do TRE-SC (Inovatresc), do TRT-12 (Labinova) e da Justiça Federal de SC (LabJus).
Fonte: TJSC
Foto: Cristiano Estrela, TJSC


