Apresentação

Voltado à inserção efetiva das MULHERES na política e à anulação do desequilíbrio que impera, na sua participação, seja com candidatas nos pleitos eleitorais ou nas estruturas partidárias, ou, ainda, nas administrações públicas.

Objetiva essa iniciativa, implementar uma cultura de participação das MULHERES, promovendo um despertar para o exercício do papel político, essencial à realização e ao aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito consagrado no preâmbulo da Constituição Cidadã de 1988, “a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos”.

Justificativa

PÚBLICO-ALVO


Sendo o Projeto, em si, um exercício de cidadania, todos os indivíduos que com ele se identifiquem, sem distinção de qualquer natureza, são considerados público-alvo, mas, não apenas, passam a ser, a partir das informações e conhecimentos que obtiverem, agentes disseminadores desse novo olhar sobre o papel da MULHER na política e da essencialidade da sua participação efetiva para o agigantamento da democracia em nosso País.

CALENDÁRIO

8.3.2024 - Lançamento da cartilha  "ACORDA MULHER O teu lugar também é na política"

26.3.2024 - Evento com a ALESC no TJSC e lançamento do livro "ACORDA MULHER O teu lugar também é na política"

Livro e projeto

Demais iniciativas

O projeto inclui a formulação de uma “Agenda Catarinense de inserção das MULHERES na política”, o que passa por conferir imperativo cumprimento à legislação atinente à cota de gênero (Lei no 12.034/2009, art. 3o), que prevê o mínimo de 30% e o máximo de 70% das candidaturas à cargos eletivos de cada sexo, como garantir por outros meios de persuasão que essa participação feminina também alcance os órgãos de cúpula partidárias, tanto quanto a cargos políticos e afins nas administrações públicas.

Como meio de fomentar e fortalecer a formulação dessa agenda catarinense, nada mais oportuno do que criar um Comitê suprapartidário e institucional, de participação voluntária, com vista à discussão permanente de temas relacionados à participação da MULHER na política e à implementação de ações concretas que caibam aos seus diversos integrantes na consecução desse objetivo de ver plenamente reconhecido, protegido, fiscalizado e concretizado esse direito fundamentação de inclusão política.

Com a intenção de implementar uma cultura de participação das MULHERES na política, ao TRE-SC caberá fomentar parcerias, públicas e privadas, para disseminação, em todos os níveis de ensino em que seja adequado sob o ponto de vista pedagógico o conhecimento sobre os direitos das MULHERES na política, para que se desenvolva nas gerações presentes e futuras esse sentimento de igualdade e fraternidade, que se projeta para além da seara eleitoral.

Para emprestar maior relevância às ações que se pretende implementar será instituída pelo TRE-SC a comenda “Defensores dos Direitos Políticos da Mulher Catarinense”, homenagem a ser prestada em sessão pública do Tribunal, anualmente, em reconhecimento àqueles detentores de poder político que tenham implementado ações relevantes e concretas em defesa e garantia de maior participação feminina na esfera pública e política.

A fim de fomentar o engajamento e a participação de jovens e estudantes, outra das proposições é a realização de um concurso estadual de redação envolvendo o tema “A importância da mulher na política”, com a previsão de premiação em solenidade pública dos melhores trabalhos, com a participação de estudantes de nível médio e superior, independente de gênero, na perspectiva da implementação de uma cultura que a todos congregue.

As redações seriam selecionadas nas próprias escolas de ensino, por seus Professores, considerados os níveis de escolaridade, com o engajamento da Secretaria Estadual de Educação e das entidades educacionais, públicas e privadas.

Essa proposta de Seminário, que se pretende venha a ocorrer anualmente, preferencialmente no mês de março, em que se comemora o “Dia Internacional da Mulher”, deverá tratar de temas afins, que digam sobre a inclusão, integração, envolvimento e participação da MULHER na política, como meio de se alcançar, em menor espaço de tempo, a tão decantada igualdade de gênero, num campo historicamente dedicado ao homem, mas que não dispensa o concurso das MULHERES, especialmente quando se sabe essencial à idealização de políticas públicas que lhes digam respeito.

O 1o Seminário, que irá marcar a primeira “SEMANA DA MULHER NA POLÍTICA”, deverá se dedicar aos seguintes temas, a seguir indicados a título de proposta:

  • 1o Tema: A Justiça Eleitoral e os meios de que dispõe para garantir equidade e estimular a participação da MULHER na política;
  • 2o Tema: Mecanismos de prevenção e ações concretas para impedir a obstrução da real e efetiva participação da MULHER na política;
  • 3o Tema: A violência política contra a MULHER e a atuação Parlamentar de contenção e reparação dos abusos e dos excessos – Projetos em tramitação no Congresso Nacional e perspectivas de soluções
  • 4o Tema: A contribuição possível do TSE e dos TREs para a defesa dos direitos da MULHER na política – Implementação e novas Proposições.

O Projeto para alcançar os resultados pretendidos não dispensa a participação de entidades e instituições, públicas e privadas, algumas já identificáveis, outras que podem se somar.

Entre esses entes, sob destaque, os Partidos Políticos, a ALESC, o Executivo Estadual, o Tribunal de Justiça, o Tribunal Regional Federal, o Ministério Público, estadual e federal, o TCE, a OAB/SC, com as respectivas escolas, as Universidades e Fundações do Estado, públicas e privadas, a Secretaria de Estado da Educação, a FECAM, a UVESC, a FIESC, dentre outros entes da sociedade civil, sem falar da indispensável integração da imprensa, escrita, falada e televisionada.

Aliás, quanto maior o envolvimento da sociedade civil, maior a projeção e as oportunidades do debate amplo sobre o tema proposto.

Gestor responsável

Escola Judiciária Eleitoral
Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido