Revisão do Eleitorado encerra-se em 10 municípios catarinenses na próxima quinta (31)

O cadastramento biométrico é obrigatório e os eleitores que não comparecerem correm o risco de ter o seu título cancelado.

Eleitor fazendo o recadastramento biométrico.

Na próxima quinta-feira (31), encerra-se a revisão do eleitorado com cadastramento biométrico obrigatório nos municípios de Chapadão do Lageado (ZE 039ª), Vidal Ramos (ZE 039ª), Petrolândia (ZE 039ª), Leoberto Leal (ZE 039ª), Irati (ZE 078ª), Jardinópolis (ZE 078ª), União do Oeste (ZE 078ª), Formosa do Sul (ZE 078ª), Lacerdópolis (ZE 85ª) e Erval Velho (ZE 85ª).

 O eleitor que não comparecer até o fim da revisão terá seu título cancelado e não poderá votar nas eleições municipais de 2020, além de proibição de obter passaporte, renovação de matrícula em instituições públicas de ensino, inscrever-se em concurso público, entre outras sanções.

Apesar da Justiça Eleitoral catarinense, na Sede e Cartórios, não ter expediente no dia 28 de outubro, em virtude do feriado do Dia do Servidor Público, algumas Zonas Eleitorais, nessa data, estarão realizando plantão de atendimento nos municípios que encerram a revisão no final de outubro. Os plantões ocorrerão nas cidades de Quilombo (Cartório Eleitoral da 78ª ZE) e Joaçaba (Central de Atendimento ao Eleitor da 85ª ZE). Os demais plantões de outubro podem ser conferidos no site do TRE-SC, inclusive, os que serão realizados no sábado (26/10).

Revisão em SC

Até o final do ano, 123 municípios passarão pelo processo de revisão em todo o estado. Além disso, todos os demais cartórios eleitorais de Santa Catarina estão realizando o cadastramento biométrico, com o comparecimento espontâneo do eleitor.

Cada município possui um cronograma específico, com prazos durante os quais os eleitores devem comparecer aos locais designados, apresentando seus documentos pessoais e comprovante de vínculo eleitoral.

A revisão do eleitorado visa garantir os direitos de cidadania e o fortalecimento da segurança e transparência do processo eleitoral, no intuito de ampliar o número de eleitores catarinenses cadastrados biometricamente e aperfeiçoar o atendimento ao cidadão.

 

Por Suelen Rocha/ Jairo Grisa
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido