Nota de pesar: desembargador Tycho Brahe Fernandes Neto, ex-presidente do TRE-SC

O Tribunal Regional Eleitoral lamenta o passamento ocorrido nesta quarta-feira (27)

Nota de pesar: desembargador Tycho Brahe Fernandes Neto, ex-presidente do TRE-SC

A Justiça Eleitoral lamenta, com profundo pesar, o falecimento do desembargador aposentado Tycho Brahe Fernandes Neto, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) e do Tribunal de Justiça (TJSC), ocorrido nesta quarta-feira (27), na Capital.

Natural de Florianópolis e graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o desembargador Tycho Brahe ingressou no Judiciário catarinense em 1960. Chegou ao TJSC na condição de desembargador substituto, em 1974, e assumiu o posto de desembargador, em 1979.

Anos depois, em 3 de fevereiro de 1988, assumiu a presidência do TRE-SC, permanecendo até 1º de março de 1989. Durante a sua gestão, foram realizadas as Eleições de 1988 e o Tribunal inaugurou a sua sede própria, então localizada na rua São Francisco, 234, no centro de Florianópolis.

Alcançou o ápice no 2° grau de jurisdição ao assumir o cargo de presidente do TJSC, em 1994. Em 2006, assumiu a chefia da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

No campo da literatura, foi autor de dois livros: "O Julgamento Histórico” e "A História do Judiciário Catarinense”. A cerimônia de despedida do desembargador Tycho Brahe será restrita à família.

Aos familiares e amigos as nossas condolências e o registro da nossa gratidão.

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido