Desembargador Leopoldo Brüggeman comanda sua última sessão plenária na Corte
Magistrado completa o segundo biênio no TRE-SC no próximo domingo

A sessão plenária desta quinta-feira (13), foi a última sob o comando do desembargador Leopoldo Augusto Brüggeman, que esteve à frente da Corte desde março de 2022. Ao se despedir após o julgamento dos processos previsto em pauta, o magistrado agradeceu a todos que atuam no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).
“Chegou a hora e fico lisonjeado e agradecido com as pessoas que vieram prestigiar a minha saída, não tenho palavras para expressar minha sensação neste momento, muito obrigado”, declarou.
Leopoldo Brüggeman iniciou a trajetória na Justiça Eleitoral catarinense como juiz eleitoral, em 1995, passando por diversas comarcas e anos mais tarde ocupou os cargos de diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJESC) e de Juiz Ouvidor substituto (2010-2011), já na condição de juiz de Direito do Pleno.
Em 2021, foi eleito pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJSC) para o cargo de juiz efetivo do TRE-SC, na categoria Desembargador, e ocupou as funções de vice-presidente e corregedor regional eleitoral até que, em 10 de março de 2022, foi eleito por aclamação para a Presidência da Corte.
O segundo biênio do desembargador no TRE-SC se encerra no próximo domingo (16).
Homenagens
O desembargador Alexandre d'Ivanenko, vice-presidente e corregedor regional eleitoral, foi o primeiro magistrado a se despedir do colega com um abraço caloroso.
O juiz Willian Medeiros de Quadros destacou o aprendizado adquirido durante o período em que esteve sob o comando do desembargador Leopoldo. “Vossa Excelência é um homem de bem, culto, gentil, humilde, afável, ético, generoso e amigo”, afirmou.
A leveza em conduzir as sessões do TRE-SC, durante o período eleitoral de 2022, foi enaltecida pelo juiz Jefferson Zanini. “A par de toda essa atuação jurisdicional firme, combatente, competente, com retidão de conduta e com probidade, Vossa Excelência tem esse outro lado pessoal que é maravilhoso e a todos encanta e cativa”, constatou.
O aspecto humano do desembargador à frente do Colegiado também foi elogiado pelo diretor da EJESC. “Vossa Excelência sempre foi afável, sempre conduziu tudo com grande alegria e transmitiu para nós toda essa alegria, essa leveza em todos os trabalhos que realizamos aqui”, disse o juiz Marcelo Pons Meirelles.
O representante do Ministério Público recordou o trabalho desenvolvido ao longo das eleições. “Passamos em 2022 águas turbulentas, como previ, e Vossa Excelência, com a minha confiança como timoneiro, conduziu um ‘titanic’ que não afundou”, observou o procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol.
Presente na sessão de forma on-line, o juiz Sebastião Ogê Muniz declarou: “Vossa Excelência é uma pessoa cativante, maravilhosa, e lhe desejo tudo de bom, muita felicidade e sucesso na sua vida”.
Felicitações também foram dadas pelo juiz Otávio José Minatto. “Ao tempo em que sentimos falta da sua presença espirituosa aqui na Corte, desejamos também sucesso no Tribunal de Justiça”, disse.
“As minhas palavras são de gratidão em dizer que Vossa Excelência é um líder porque tem as qualidades para sê-lo, e quero lhe dar um até breve”, completou o juiz substituto, Flávio Pinheiro Neto.
Pelos advogados, falou Rodrigo Fernandes. “Estou aqui para agradecer em nome de toda advocacia de Santa Catarina pelos trabalhos realizados, principalmente nas Eleições de 2022”, frisou.
E em nome dos servidores e colaboradores do Tribunal (sede e cartórios), prestou as homenagens o diretor-geral, Gonsalo Ribeiro. Ele ressaltou que o desembargador Leopoldo cumpriu o compromisso assumido em sua posse de cumprir a função com lealdade e honra. Para concluir, fez uso de um pensamento de Aristóteles para dizer: “A grandeza não consiste em receber em honras, mas sim em merecê-las, e o senhor é merecedor”.
Na próxima segunda-feira (17), será realizada a alternância dos dirigentes do TRE-SC. O desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann passará o cargo de presidente para o desembargador Alexandre d'Ivanenko, e a desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta vai ocupar o cargo vice-presidente e corregedora regional eleitoral. A solenidade acontece no auditório do Tribunal de Justiça do Estado (TJSC), a partir das 17h, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-SC no YouTube.
Por Jean Peverari
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC