Justiça Eleitoral catarinense participa de grupos de pesquisa da Escola Judiciária Eleitoral do TSE

A reunião inaugural aconteceu hoje e contou com a presença do ministro do TSE Floriano de Azevedo Marques Neto

Justiça Eleitoral catarinense participa de grupos de pesquisa da Escola Judiciária Eleitoral do TSE

Após um processo seletivo nacional, a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TSE iniciou hoje o trabalho dos grupos de pesquisa, estruturados em quatro linhas: Governança Eleitoral, Partidos Políticos, Democracia em Redes e Inclusão e Diversidade.

O projeto terá a coordenação-geral do ministro Floriano de Azevedo Marques Neto, em coordenação adjunta da ministra Edilene Lôbo. A coordenação científica das pesquisas será do professor doutor Rogério Bastos Arantes, do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo - USP.

Ao participar do primeiro encontro do projeto, a servidora do TRE-SC, Adriana Martins Ferreira Festugatto, destacou: “a fala inicial do Ministro Floriano, na nossa reunião inaugural, reforçando o objetivo principal do Grupo de Pesquisa, que é a reunião de esforços para pensar academicamente diagnósticos e soluções para importantes temas da atualidade, vai muito ao encontro dos meus anseios enquanto servidora e pesquisadora. Acredito que podemos, a partir dessa junção de habilidades entre os membros, produzir produtos que possibilitem novas abordagens de questões que se apresentam tão sensíveis à democracia brasileira. Trabalharei na linha de pesquisa Democracia em Rede, no eixo de Desinformação. O entusiasmo é grande, o prazo é curto, mas estou confiante nos resultados desse projeto”.

Os trabalhos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa, que contam com o apoio e a participação de professores e pesquisadores de universidades brasileiras, servirão de norte para propor soluções de problemas que interessem especialmente à Justiça Eleitoral.

Os grupos apresentarão os resultados das pesquisas à Corte Superior Eleitoral em maio do próximo ano, com entrega definitiva dos relatórios para agosto, antes das Eleições Municipais de 2024.

Patrícia Brasil

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido