Toma posse Hermes Siedler da Conceição Júnior como juiz substituto do Pleno

O empossado ocupa a vaga destinada à classe Juiz Federal

O empossado ocupa a vaga destinada à classe Juiz Federal

O desembargador federal Hermes Siedler da Conceição Júnior tomou posse por videoconferência, nesta quarta-feira (25), como juiz substituto do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), na classe Juiz Federal, para atuar durante o biênio 2023/2025.

A chegada do novo integrante foi prestigiada pelo presidente do TRE-SC, desembargador Leopoldo Augusto Brüggeman, que procedeu a leitura da trajetória do des. Hermes junto à Justiça Federal, prestando-lhe saudações.

Por vídeo, o des. Hermes pediu a palavra e proferiu o seu discurso de posse, registrando a sua grande satisfação em fazer parte do TRE-SC. “Para mim será uma novidade, tendo em vista que ao longo da carreira no Rio Grande do Sul não tive a oportunidade de exercer atividades na Justiça Eleitoral”, e prosseguiu com elogios ao des. Sebastião Ogê Muniz, “é uma honra ingressar como substituto de um desembargador que é um grande exemplo na nossa carreira e engrandecerá o Tribunal ao ser empossado efetivo brevemente”. Por fim, o novo juiz substituto salientou: “farei o possível para que o TRE-SC mantenha o elevadíssimo nível de excelência”, enalteceu.

O des. Sebastião Ogê Muniz deu as boas-vindas ao colega e exaltou o novo membro substituto da Corte, rememorando que ingressaram juntos na carreira da Justiça Federal, em 1993. “É um magistrado ultra preparado e tenho a total certeza que vai agregar aos trabalhos do Pleno desta Casa. Sinto muito orgulho de tê-lo na Justiça Eleitoral catarinense”, parabenizou.

O decano, juiz Zany Estael Leite Júnior, cumprimentou o novo membro e fez votos para que o juiz eleitoral Hermes “tenha um profícuo e exitoso biênio", externando que tem esta convicção devido à vasta experiência e carreira brilhante demonstrada em seu currículo.

O novo juiz substituto da Corte foi saudado pelos demais juízes da Corte e, em seguida, pelo procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol, que colocou a estrutura do Ministério Público Eleitoral à disposição do novo membro para qualquer interlocução e diligências que sejam necessárias. Na sequência, destacou que “o magistrado perceberá que o clima no Tribunal é ótimo, o que contribuirá para Vossa Excelência se realizar na função”, finalizou.

Currículo

O juiz Hermes Siedler da Conceição Júnior é natural de Porto Alegre-RS e graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Santa Maria (UFSC), em 1975.  Posteriormente, especializou-se em Direito Público e tornou-se Mestre em Direito, com área de concentração em Direitos Sociais e Políticas Públicas, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Ingressou na magistratura federal como juiz substituto do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em 1993, atuando em Uruguaiana (RS).

Em 1994, foi promovido a juiz federal do TRF4, atuando inicialmente em Santa Maria/RS. Desempenhou diversas funções junto à Justiça Federal e foi promovido, em 12 de dezembro de 2022, a desembargador federal junto ao TRF4.

É Professor de Direito Constitucional, tendo lecionado a matéria na Universidade Franciscana – UNIFRA/Santa Maria e na Escola da Magistratura Federal – ESMAFE/RS.

Por Renata Queiroz
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido