Imagem de um robô branco e estializado de um chatbot para atendimento via WhatsApp.

A JE Mora ao Lado: mesária conta que colaborar com a Justiça Eleitoral é tradição de família

Para Gislayne Maia, de São Francisco do Sul (SC), mesária desde 2006, o dia das eleições é um grande aprendizado e uma oportunidade de rever amigos

Foto da mesária voluntária Gislayne de São Francisco do Sul composta com arte do mapa

Gislayne Maia, 43 anos, servidora pública de São Francisco do Sul (SC), mesária desde 2006, se orgulha de dizer que a colaboração com a Justiça Eleitoral (JE) é tradição na família. “Minhas irmãs são mesárias. Inclusive, minha irmã mais velha começou quando ainda havia urnas de lona. Agora ela parou, mas contribuiu durante muitos anos. Meu marido também é mesário e costumamos participar juntos dos treinamentos. Quando a gente chega no dia da eleição, as pessoas falam: ‘lá vem o casal de mesários’. Isso é muito legal. Vou incentivar meus filhos quando chegar a hora, para que possam contribuir com a democracia e com o país também”, conta.

Veja a entrevista no canal do TRE-SC no YouTube.

Para Gislayne, além dessa contribuição, um dos benefícios do trabalho é reencontrar amigos de longa data. “Gosto da parte de contribuir para a eleição, de estar o dia inteiro ali. É um dia de realização, um momento especial. Espero ansiosa pelo dia das eleições. Mas gosto também de estar com as pessoas. Moro numa cidade pequena de 40 mil habitantes. Trabalho na escola em que estudei a vida toda. É muito legal rever amigos de infância no dia da votação”, comenta. 

Segundo a catarinense, o que me mais a marcou nas Eleições 2022 foi ver uma senhora de 96 anos que fez questão de ir votar. “Ela veio acompanhada pelo filho, que a ajudou, mas ela votou sozinha”, relata.

A servidora pública lembra, ainda, que muitas pessoas, ao serem convocadas, não têm a noção exata da dimensão do trabalho dos mesários. “Além das folgas, a gente sempre ganha. É um dia para contribuir para a democracia do país, com a Justiça Eleitoral, um dia de aprendizado, de muito conhecimento. Como quero um país melhor, busco contribuir para isso”, afirma.

Série Mesários

Esta história faz parte da série Mesários – A Justiça Eleitoral Mora ao Lado. Os textos estão sendo publicados desde fevereiro de 2022, mês em que a Justiça Eleitoral comemorou 90 anos. A ideia é mostrar que a atuação para garantir o processo democrático por meio das eleições só é possível graças às mesárias e aos mesários que participam ativamente do processo eleitoral em todo o país.

Fonte: TSE

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido