Imagem de um robô branco e estializado de um chatbot para atendimento via WhatsApp.

Presidentes do TRE-SC e OAB/SC dialogam ações de cooperação entre entidades

Reunião ocorreu no gabinete do presidente do TRE-SC nesta terça-feira (15)

Da esquerda para a direita: Maximiniano Simões Sobral, secretário do judiciário; Gonsalo Ribeiro...
Da esquerda para a direita: Maximiniano Simões Sobral, secretário do judiciário; Gonsalo Ribeiro, diretor-geral; desembargador Carlos Alberto Civinski, presidente do TRE-SC. Na sequência, Juliano Mandelli, presidente da OAB/SC e Luis Bessa Neto, diretor de relacionamento da instituição. Foto: Maurílio Quadros, ASCOM.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) recebeu a visita da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC) nesta terça-feira (15), para construir ações de cooperação entre as entidades, com foco nas Eleições Gerais de 2026. 

Eleições Gerais de 2026

O presidente do Regional, Carlos Alberto Civinski, ao lado do diretor-geral, Gonsalo Agostini Ribeiro, e do secretário judiciário, Maximiniano Simões Sobral, recebeu em seu gabinete o presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, e o diretor de relacionamento com a Justiça Eleitoral da instituição, Luis Bessa Neto. 

Enquanto a OAB/SC apresentou as principais demandas da advocacia catarinense ao Tribunal Regional Eleitoral do estado, o presidente do TRE-SC também destacou possíveis pontos de diálogo entre as instituições. Dentre elas, a disponibilidade do espaço físico para os locais de votação para o pleito de 2026. 

A proposta foi prontamente aceita pelo presidente da Ordem, que ofereceu as sub seccionais da OAB/SC e também reforçou a colaboração para campanhas. “Está em sintonia com as nossas ações. A gente quer ter uma participação colaborativa e ativa. Nós temos 53 conselhos, atendemos os 295 municípios e chegamos muito bem, não apenas na advocacia, mas conversamos bem com a sociedade”, afirmou Mandelli. 

Em complementação, o presidente do TRE-SC afirmou que o objetivo é, realmente, envolver todas as instituições para irradiar as ações do Regional catarinense: “E a OAB é importantíssima para isso, porque ela está extremamente capitalizada”, complementa Civinski, referenciando os 76 mil advogados associados à OAB/SC. 

Texto por Aline Ramalho
Foto por Maurílio Quadros
Assessoria de Comunicação Social

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido