Imagem de um robô branco e estializado de um chatbot para atendimento via WhatsApp.

Ação de Zona Eleitoral promove educação cidadã a jovens do Oeste catarinense

O Cartório Eleitoral de Modelo realiza diversas ações com jovens nos municípios da região

Ação da ZE83 de Santa Catarina com jovens.

A 83ª Zona Eleitoral de Santa Catarina, localizada no município de Modelo, realizou ações em escolas de Bom Jesus do Oeste, Cunha Porã, Serra Alta, Sul Brasil, além da própria cidade, com objetivo de promover a educação cidadã para jovens. Ao longo de abril e junho, a iniciativa mostrou a aproximadamente 810 estudantes a importância do voto consciente para a participação ativa do eleitorado na escolha de seus representantes. 

Inicialmente, a chefe de Cartório Fátima Lourdes Burille Schneider apresentou uma palestra sobre a importância da participação nas eleições e como os jovens podem se preparar para votar, a segurança da urna eletrônica e detalhes do processo eleitoral. “Jovens conscientes da importância do voto se tornam cidadãos com voz e atitude. E proporcionar aos jovens conhecimento para ter essa visão transformadora é, inclusive, um dos objetivos da ação do Cartório Eleitoral de Modelo”, complementa. 

1/ Galeria de imagens

Em um segundo momento, os estudantes puderam ter um contato direto com as urnas eletrônicas. Para isso, emitiram a zerésima — documento que prova que a urna ainda não recebeu votos —, votaram, emitiram boletim de urna e ainda conferiram o resultado da votação simulada. 

 “Foram encontros maravilhosos, onde estudantes puderam tirar suas dúvidas e se mostraram interessados sobre o assunto abordado. O contato com a urna eletrônica foi o ponto de destaque das ações”, afirma a chefe de Cartório. 

Essa não é a primeira vez que a 83ª Zona Eleitoral de Santa Catarina se aproxima de estudantes. Em 2023, outro projeto levou os jovens ao Cartório Eleitoral de Modelo, onde conheceram o trabalho realizado pela Justiça Eleitoral e fizeram a emissão do primeiro título. 

Por Aline Ramalho
Assessoria de Comunicação Social

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido