TRE do Paraná conhece Portal do Mesário do TRE catarinense

Em visita institucional, foram demonstradas as principais funcionalidades do Portal

TRE do Paraná conhece Portal do Mesário do TRE catarinense

Nesta sexta-feira (19), servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) receberam uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para apresentar o Portal do Mesário utilizado no estado catarinense. Foram demonstradas as principais funcionalidades do Portal, incluindo as opções de cadastro do mesário, declaração de participações e integração com o login do portal gov.br. 

“Os mesários são fundamentais no processo eleitoral e lidar com este assunto da melhor forma possível é essencial para o sucesso de uma eleição”, enfatizou Álvaro Sampaio Corrêa Neto, secretário de Tecnologia da Informação do TRE-SC.

Com a utilização do Portal, o TRE-SC consegue convocar a maior parte dos mesários de forma eletrônica, trazendo mais celeridade e redução de custo.

Atualmente são 84.156 eleitores cadastrados, aptos a serem convocados. Além disso, a solução permite disponibilizar as certidões de participação ao mesário, o que facilita obter a comprovação do serviço prestado à Justiça Eleitoral.

Para Gilmar Fernandes de Deus, secretário de Tecnologia da Informação do TRE paranaense as parcerias devem ser cada vez mais fomentadas dentro da Justiça Eleitoral. “Esse encontro foi muito importante para fazer a integração entre as áreas de projetos e tecnologia da informação dos TREs de Santa Catarina e do Paraná, no sentido de aproveitarmos as melhores práticas que um tem na parte de convocação de mesários e que outro tem na parte de mensagens aos mesários.  Vamos aproveitar o melhor dos dois mundos para construir um projeto que fica bom para ambos”, concluiu. 

No encontro houve a troca de experiências entre os tribunais regionais sobre formas e ferramentas para melhor convocar e interagir com os mesários. O Tribunal catarinense utiliza as seguintes formas de convocação: via Portal do Mesário; aplicativo de mensagens; e-mail; correios; oficial de justiça ou balcão do cartório. A interação dos cartórios com seus mesários é feita pelo atendimento presencial, por telefone, Whatsapp e e-mail. No site do TRE-SC estão disponíveis informações para os mesários.

Willian Garcia, coordenador de Planejamento das Eleições do TRE-PR, destaca que o intercâmbio de conhecimentos foi muito enriquecedor. “O portal do mesário do TRE de Santa Catarina complementa uma necessidade que a gente tem no TRE do Paraná, principalmente na parte de gestão de informações dos mesários. Algo que pode complementar outras ferramentas de comunicação que nós temos contratadas. Mas nós ainda precisamos de um sistema, como existe em Santa Catarina, que é de gestão de dados e de todo processo de trabalho relacionado aos mesários”, informou.

Na ocasião, estiveram presentes, ainda, os servidores do TRE-PR: Desirée Mausback, coordenadora de sistemas; Alex Pinheiro das Graças, chefe da Seção de Administração de Sistemas e Cláudio Weiler, chefe da Seção de Desenvolvimento de Sistemas. Participaram também os servidores do TRE catarinense Carlos José Cardoso, coordenador de Soluções Corporativas; Samuel Ribeiro, chefe da Seção de Governança e Planejamento de Tecnologia da Informação; Rogério Sorroche, da Seção de Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Karina Bittencourt, chefe da Seção de Eleitores e Biometria; Paulo Dionísio Fernandes, coordenador de Eleições e André Barotto, chefe da Seção de Administração de Sistemas.

Por Júlia Machado

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

1/ Galeria de imagens
Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido