Justiça Eleitoral catarinense recebe visita do Colégio AZ Floripa
Os alunos puderam conhecer o trabalho do TRE-SC e fazer seus primeiros títulos eleitorais
Mais uma ação de cidadania foi promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). Nesta terça-feira (12), os alunos do Colégio AZ Floripa visitaram o 13º Cartório Eleitoral e puderam conhecer melhor o trabalho da Justiça Eleitoral. O encontro também possibilitou que os estudantes fizessem seus primeiros títulos de eleitor.
A visita surgiu a partir de uma coincidência. Durante as aulas de Cidadania e Sustentabilidade, que abordam assuntos relacionados à democracia, um dos alunos comentou que sua mãe é servidora do TRE-SC. Com a fala, a professora Fabiana Guarez viu a oportunidade de levar o ensino dos conteúdos para fora da sala de aula.
“A ideia surgiu através do Fernando. A Kellen, chefe do cartório, se disponibilizou para nós virmos conhecer o TRE e ter esse contato direto com essa questão das Fake News.Também é interessante tirar os alunos de sala de aula para fazer esse exercício de cidadania na prática”, comentou.
A chefe do cartório da 13ª Zona Eleitoral e mãe do estudante, Kellen Cristina Chaar Lima Maués, também reforça a importância do momento. “Uma vez que ele fez 16 anos, eu disse para irmos lá e fazer o título. Não podemos deixar essa oportunidade passar, é um poder de voz e temos que exercer. Então esse convite inicial para ele foi estendido para o grupo da escola”, destacou.
Por meio de palestra, a turma do segundo ano do ensino médio pode tirar suas dúvidas sobre a Justiça Eleitoral, a segurança do processo de votação e Fake News. Além de esclarecer tais questões, a conversa, comandada pelo servidor Guilherme Augusto Delbem, possibilita que a Justiça Eleitoral se aproxime de um eleitorado mais jovem.
“Nós temos que aproveitar essas mentes que estão sedentas por conhecimento e passar a nossa mensagem, falar sobre a segurança do processo, sobre a importância de participar com o exercício do voto. Então é indispensável que o TRE promova cada vez mais esse tipo de ação, principalmente com a juventude”, reforçou.
Por fim, cada um dos alunos pode fazer o seu primeiro título de eleitor. Até a professora aproveitou para realizar seu cadastro biométrico. Para Mateus de Oliveira Serra Bastos a visita valeu a pena. “Foi muito bom. Nós aprendemos na palestra várias coisas que não sabíamos. E fazer o título agora também é bom para agilizar e não deixar para depois”.
A servidora Kellen Maués também comentou a experiência de poder fazer o título do próprio filho. “Teve um pontinho de emoção. Porque quando eu entrei na Justiça Eleitoral, ele nem existia. Então ver que ele também vai ter voz na próxima eleição é importante”.
Vale lembrar que o TRE-SC está de portas abertas para as turmas que queiram visitar e conhecer a Justiça Eleitoral. Os agendamentos podem ser feitos com a Assistência de Ações Institucionais da EJESC, pelo e-mail acoesinstitucionais@tre-sc.jus.br.
Por Marcos Andrade / Jairo Grisa
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC