Ouvidores do TRE-SC participam dos encontros nacionais do COJE e do COJUM

Os ouvidores Ítalo Augusto Mosimann e Ana Cristina Ferro Blasi representaram o Tribunal catarinense nos encontros

Ouvidores do TRE-SC participam dos encontros nacionais do COJE e do COJUM

A Justiça Eleitoral catarinense marcou presença no XVI Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE) e no III Encontro Nacional do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM). Realizados nos dias 10, 11 e 12, os eventos foram sediados em Manaus, capital do Amazonas. O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) foi representado pelo ouvidor titular Ítalo Augusto Mosimann e pela ouvidora da mulher Ana Cristina Ferro Blasi. 

Visando aprimorar a prestação dos serviços voltados para a sociedade, os encontros reuniram magistrados e servidores do Poder Judiciário de todo o país. Na ocasião, os participantes trocaram experiências acerca das boas práticas das ouvidorias, assistiram palestras sobre o uso da inteligência artificial no contexto das ouvidorias e nas eleições, o uso de linguagem simples e o direito visual, o assédio contra mulheres e o acolhimento em situações de violência de gênero.

Criado em 2023, o COJUM tem por objetivo promover a articulação e o fortalecimento das ouvidorias judiciais no combate à violência e à discriminação contra as mulheres. O Colégio é composto por ouvidoras dos tribunais de todo o país, além de servidoras e servidores integrantes das ouvidorias.

Já o COJE foi fundado em 2011 e visa fomentar a atuação das ouvidorias da Justiça Eleitoral. Atuando com base na transparência, visão sistêmica, ética e responsabilidade corporativa, o Colégio busca difundir o instituto de participação social e propor diretrizes para uniformizar as ações das ouvidorias eleitorais no país.

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC com informações da Ouvidoria

1/ Galeria de imagens

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido