Eleições 2024: seja um mesário voluntário e contribua para fortalecer a democracia

Cadastro pode ser feito a qualquer momento, no Portal da Justiça Eleitoral

Logo Eleições 2024 - Amarelo - Plone

Já pensou em ser mesário voluntário e participar de forma ativa das eleições do país? A função é de extrema importância e contribui para o fortalecimento da democracia. Basta ser maior de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Quero me voluntariar

O processo é simples: acesse o Portal do Mesário e preencha o formulário de cadastro. Vale lembrar que só é possível se candidatar para a zona eleitoral em que está cadastrado o seu título de eleitor.

O cadastro também pode ser feito pelo e-Título, aplicativo móvel que permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor registradas na Justiça Eleitoral. O app pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android, nas lojas Google Play e Apple Store. Para se cadastrar, é necessário informar o número do título ou do CPF, o nome completo, a data de nascimento e os nomes dos pais. 

Após se inscrever, seu nome entrará para uma lista e, quando houver necessidade, a zona eleitoral fará a convocação para trabalhar como mesária ou mesário na eleição.

Não podem concorrer: candidatos, candidatas e respectivos cônjuges e parentes até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo; e quem trabalha na Justiça Eleitoral.

Funções do mesário

Mais de 1,8 milhão de mesárias e mesários trabalharam nas Eleições Gerais de 2022. Desse número, 893 mil pessoas foram voluntárias e voluntários.  

As funções desses colaboradores da Justiça Eleitoral vão desde controlar o fluxo na seção eleitoral, que começa com a chegada dos eleitores e organização da fila, até a conferência de documentos de identificação do eleitor no caderno de votação. Os mesários e as mesárias também preenchem um documento chamado de ata da votação e da mesa receptora, no qual devem ser registradas todas as ocorrências ao longo do dia de eleição.  

Exemplos de cidadania

“No dia da eleição, a gente é a própria democracia. Fazemos um papel muito importante: acolhemos com muito carinho quem vai exercer o seu direito de voto. A gente explica, garante o exercício do voto, do dever cumprido”, afirma o mesário Ricardo Alexandre Miranda, professor e morador do município de Catende (PE).

Pela experiência “muito gratificante”, Ricardo faz coro para convidar outros cidadãos e cidadãs a também contribuírem para a Justiça eleitoral. “O dia da eleição é um dia em que a gente se sente importante e necessário. Quem ainda não experimentou ser mesário, que venha experimentar”, completa.

Daniela Alves, servidora pública em Igrejinha (RS), atua há 15 anos como voluntária no processo eleitoral e afirma que não pretende parar. "Quando demora um pouco para chegar minha convocação, já ligo para o Tribunal Eleitoral cobrando. Sei que tem que dar espaço a outras pessoas, mas não quero ficar de fora desse importante momento de cidadania", ressalta. 

Treinamento

O treinamento de mesários e mesárias na última eleição, em 2022, ocorreu por meio de aplicativo e plataforma educacional. Eles também tiveram acesso a manual e vídeos, ao Canal do Mesário e a outros materiais avulsos.

Vantagens

Além de contribuir para a lisura do processo eleitoral e democrático do país, as mesárias e os mesários convocados têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e acompanhar de perto a realização das eleições brasileiras.

O trabalho não é remunerado, mas há boas vantagens para incentivar eleitores e eleitoras a se candidatarem à função: direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado e ao concluir o treinamento, sem perder o salário; auxílio-alimentação para o dia da eleição (no valor de R$ 60); créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os Tribunais Regionais Eleitorais; e vantagem de desempate em concursos públicos, se houver previsão em edital.

Importante: as folgas devem ser negociadas com a empresa, o órgão ou a instituição em que a mesária ou o mesário estiver trabalhando na época da eleição.

Fonte: TSE

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido