TRE-SC realiza reunião do Comitê Gestor do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação
Com foco nas eleições 2026, Comitê Gestor reúne diferentes entidades pelo combate à desinformação

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) sediou na tarde desta terça-feira (9) a reunião preparatória do Comitê Gestor do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação. O encontro marcou o início dos preparativos para as atividades relacionadas ao pleito de 2026. O encontro, realizado na sede do Tribunal, foi presidido pelo desembargador eleitoral Márcio Schiefler Fontes, que coordena o Comitê, e reuniu representantes de diversas instituições parceiras que integram a rede de enfrentamento às narrativas falsas que afetam a confiança da população no processo eleitoral. A reunião abordou a intencionalidade do Comitê, as ações que serão realizadas e a atualização da composição do grupo com os representantes das entidades participantes.
Além do presidente do comitê, Márcio Schiefler Fontes, participaram da reunião o presidente do TRE-SC, desembargador Carlos Alberto Civinski; o diretor-geral do Tribunal, Gonsalo Ribeiro; a coordenadora do Grupo de Apoio Técnico de Combate à Desinformação, Denise Schlickmann; a secretária do grupo, Karine Borges de Liz; a desembargadora eleitoral substituta Luiza Portella, representando também a OAB/SC; Cláudio Cristani, Procurador Regional Eleitoral; Felipe Rodrigues Lemos Pinto e Luciane Mariela Vieira, representando a Superintendência da Polícia Federal; e André Luiz Bermudez Pereira, delegado da Polícia Civil.
O desembargador eleitoral Márcio Schiefler Fontes destacou a importância da articulação interinstitucional no combate às narrativas falsas e a importância do foco no combate à desinformação: “O comitê é bastante ativo e capacitado e produz materiais muito qualificados sobre desinformação, como o nosso Guia, que é provavelmente o material mais completo em língua portuguesa sobre o tema. A desinformação eleitoral que em princípio nos interessa é aquela que diz respeito à instituição Justiça Eleitoral, ao processo eleitoral, ao modo de votação e à idoneidade das eleições. É isso que nos interessa.” explica Schiefler
Sobre a campanha “Desinformação é coisa do passado”
A campanha "Desinformação é coisa do passado", lançada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), é uma iniciativa coordenada pelo Comitê Gestor do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação, visando contextualizar, capacitar e informar o público sobre o fenômeno da desinformação, que ganha grande dimensão nas redes sociais no debate eleitoral. Estruturada em três fases que se estendem até as Eleições de 2026, a campanha inicia com a divulgação de materiais informativos e guias, seguida por uma etapa de capacitação com vídeos educativos sobre verificação de fatos, e, por fim, dedica-se ao enfrentamento direto da desinformação eleitoral, reforçando informações verdadeiras e divulgando canais de denúncia em diversos meios de comunicação.

Entidades que fazem parte do Comitê:
- Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ)
- Agência Brasileira de Inteligência
- Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC)
- Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA/SC)
- Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC)
- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC)
- Controladoria-Geral da União – Superintendência Regional (CGU-R/SC)
- Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina (CGE/SC)
- Delegacia da Receita Federal do Brasil em Santa Catarina/Florianópolis (DRF)
-Ordem dos Advogados do Brasil Santa Catarina
-Polícia Civil de Santa Catarina
-Polícia Militar de Santa Catarina
-Procuradoria Geral de Justiça.
-Procuradoria Regional Eleitoral
- Ministério Público de Contas (MPC)
- Ministério Público do Estado de SC (MPSC)
- Ministério Público do Trabalho (MPT)
Texto por: Heloisa Baumgratz
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC


