Imagem de um robô branco e estializado de um chatbot para atendimento via WhatsApp.

TRE-SC participa da Posse de Líderes Inacianos no Colégio Catarinense

Tribunal esteve presente na cerimônia de posse de 140 estudantes do Colégio Catarinense como Líderes Inacianos de 2025

TRE-SC esteve presente na cerimônia de posse de 140 estudantes do Colégio Catarinense como Líder...

Na quarta-feira (14), o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) esteve presente na cerimônia de posse de 140 estudantes do Colégio Catarinense como Líderes Inacianos 2025, realizada no Auditório João Paulo II. Além do TRE catarinense, a solenidade contou com a presença da equipe diretiva do Catarinense, de estudantes, pais e familiares dos alunos. A cerimônia faz parte das eleições comunitárias, onde a Justiça Eleitoral apoia entidades públicas organizadas e instituições de ensino para a realização de eleições.

A votação dos líderes aconteceu em parceria com o TRE, que cedeu as urnas eletrônicas para a disputa democrática e eleição dos representantes de classe e esportivos. A parceria reforça o incentivo às ações de cidadania entre os estudantes.

Dirigido aos representantes de alunos das turmas do 6º ano à 3ª série do Novo Ensino Médio, o projeto de liderança inaciana desenvolve nos alunos características inacianas como discernimento, empatia, alteridade e acolhimento, visando a preparar os estudantes para construir carreiras mais bem-sucedidas e a despertar habilidades para motivar, influenciar e inspirar a busca por uma cidadania plena. 

O diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Agostini Ribeiro, enfatizou a necessidade de desenvolvermos lideranças jovens comprometidas com a ética e a democracia. "Mais do que nunca, precisamos de vozes conscientes e engajadas. A cidadania não é concedida, ela é conquistada com participação ativa", disse. O diretor ressaltou o papel transformador da juventude, citando Santo Inácio: "Ide e acendei o mundo", pontuando que liderar é "inspirar, ouvir e unir", e não impor. A parceria entre o Colégio Catarinense e o TRE-SC busca fortalecer nos estudantes noções de justiça, participação política e responsabilidade social, preparando-os para serem agentes de mudança. 

Em sua fala, o frater Igor Cristiano Oliveira, representando o diretor-geral do Colégio Catarinense, reforçou que a liderança não é um dom inato, mas uma conquista diária. "Ninguém nasce líder, a liderança se constrói em um processo contínuo de autoconhecimento, escuta e compromisso com o outro”, afirmou, ecoando o princípio inaciano de ser "homens e mulheres com e para os demais". 

Ao final do evento, os novos líderes fizeram o juramento do Líder Inaciano, incentivados pelo aluno Pedro Steinwandter Lohn, representante da turma do 7º ano D, que conduziu o momento. Na sequência, os estudantes receberam seus certificados, simbolizando o início de uma jornada de serviço e aprendizado. A noite foi encerrada com um convite à ação: que esses jovens, formados nos valores inacianos, possam acender o mundo com esperança, discernimento e coragem.  

Eleições na Comunidade

Conhecida como eleições comunitárias, desde 1997 a Justiça Eleitoral disponibiliza urnas eletrônicas para que ocorram eleições em entidades públicas organizadas e instituições de ensino. O objetivo é o treinamento de mesários, eleitores e do corpo técnico do Tribunal fora do período eleitoral e disponibilizar para as instituições um sistema de eleição comprovadamente seguro e protegido de fraudes.

A resolução Resolução TSE nº 22.685/2007, que assegura o empréstimo da urna eletrônica, determina a realização das eleições comunitárias em até 120 dias antes de uma eleição oficial ou 30 dias após as eleições municipais ou gerais. Já o pedido de empréstimo, deve ser encaminhado a um juiz eleitoral da cidade em que ocorrerá a eleição até 60 dias antes do pleito, caso ocorra em mais de um município, deve ser encaminhado ao TRE-SC.

O Tribunal realiza as eleições comunitárias gratuitamente, mas a instituição solicitante deve arcar com os custos referentes ao transporte das urnas, às passagens e diárias, ao material de expediente, à manutenção e à reposição de componentes.

Conheça os requisitos para uma eleição comunitária

Fonte: Colégio Catarinense, com informações adicionais do TRE-SC

1/ Galeria de imagens

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido