APAE de Urussanga realiza eleição para autodefensor com apoio do TRE-SC
Ao todo, 24 alunos participaram do pleito como eleitores

A Associação de Pais e Amigos dos Expecionais (APAE) de Urussanga realizou a eleição para autodefensores no dia 30 de outubro. O pleito teve a parceria do Tribunal Regional de Santa Catarina (TRE-SC), que cedeu uma urna eletrônica para a votação.
Segundo Renata Alexandre Severino da Rosa, psicóloga e coordenadora do programa de Autodefensoria de Urussanga, a iniciativa surgiu por parte da diretora, Marizete Martins. “A diretora sugeriu utilizar as urnas eletrônicas para proporcionar aos alunos a vivência de uma votação real, permitindo que exercessem, na prática, o direito ao voto, para alguns, pela primeira vez.
Ao todo, a eleição teve a participação de nove candidatos e 24 eleitores, que elegeram Everlaine Machado Borges e Maycon Leon Martins como titulares e Camila de Souza Cordini e Rafael Rodrigo Consoni como suplentes. Os eleitos ficarão no cargo por três anos, com início em 2026. Entre as funções desempenhadas pelos autodefensores, estão:
- Estar presente e ter voz em eventos e reuniões oficiais da APAE, para garantir a participação das pessoas com deficiência nas decisões;
- Sugerir ações de melhoria para os programas, atividades e serviços da APAE, garantindo que atendam às reais necessidades do grupo;
- Contribuir para o fortalecimento das pessoas com deficiência, incentivando sua inclusão em todos os segmentos da sociedade;
- Ser um líder que oferece apoio aos colegas e atua como um modelo de autonomia e desenvolvimento pessoal;
- Divulgar informações e conscientizar outras pessoas sobre a importância dos direitos e do movimento de autodefensoria.
A eleição foi a primeira vez que a APAE do município utilizou as urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral para realizar uma eleição de autodefensor. “A experiência foi extremamente positiva. Os alunos participaram ativamente, vivenciando na prática o ato de votar e compreendendo melhor o funcionamento do processo eleitoral. A atividade contribuiu para o fortalecimento do senso de cidadania e inclusão social”, afirma Renata.
Urnas eletrônicas nas eleições comunitárias
O TRE-SC disponibiliza urnas eletrônicas e sistemas de votação para entidades públicas organizadas e instituições de ensino realizarem eleições. A iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre os serviços da Justiça Eleitoral e incentivar a participação democrática da comunidade.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Resolução TSE 22.685/2007, estabelece os requisitos que os tribunais regionais podem disponibilizar as urnas eletrônicas. Além disso, o Regional desenvolveu o Sistema e-Voto, uma tecnologia de voto online que, assim como as urnas eletrônicas, também pode ser solicitada para eleições comunitárias.
Texto por Isadora Lizandra Alves, com apoio de Aline Ramalho
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC


