Imagem de um robô branco e estializado de um chatbot para atendimento via WhatsApp.

Com apenas 10% dos jovens de SC com título eleitoral, Justiça Eleitoral amplia ação para emissão do documento

O estado tem 289 mil jovens de 15 a 17 anos e apenas 29 mil possuem título de eleitor

Com apenas 10% dos jovens de SC com título eleitoral, Justiça Eleitoral amplia ação para emissão...

Apenas 10% dos jovens catarinenses entre 15 e 17 anos estão alistados para votar, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e do Censo do IBGE de 2022. Ao todo, o estado possui cerca de 289 mil adolescentes nessa faixa etária, e 29 mil já possuem título eleitoral.

Nos dez primeiros dias de novembro, Santa Catarina contabilizou 2.272 novos registros eleitorais, sendo que as inscrições de 15 a 17 anos representaram 24,8% do total. Desta forma, foram registrados 564 novos alistamentos de jovens nesta faixa etária no estado. Entre janeiro e outubro de 2025, o número de adolescentes que solicitaram o título de eleitor chegou a 20.711. 

Para estimular a participação política dos jovens e ampliar esses números, a Justiça Eleitoral vem realizando diversas ações de mobilização e conscientização. Uma das principais iniciativas é a Semana do Jovem Eleitor, promovida nacionalmente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre os dias 3 e 7 de novembro, com o apoio dos Tribunais Regionais Eleitorais.

Neste ano, a campanha “Votar é Nossa Cara” buscou aproximar adolescentes da vida democrática e reforçar o valor do voto consciente. Em todo o país, a mobilização ocorreu nas redes sociais da Justiça Eleitoral e contou com a colaboração de artistas e influenciadores que se comunicam diretamente com o público jovem, como o DJ e produtor musical Alok e os comunicadores Mítico e Igão, do podcast Podpah.

O TRE-SC participou da ação, divulgando nas redes sociais conteúdos informativos e orientações sobre o alistamento. O objetivo foi despertar o interesse do jovem pelo voto e mostrar que participar das eleições é um ato de cidadania.

“Fazer o título de eleitor é um dos primeiros passos para a vida adulta, pois a pessoa poderá decidir, por si só e aos 16 anos, quem a representará. É uma oportunidade para iniciar a participação política e social. A Justiça Eleitoral incentiva a participação desde cedo das pessoas, para que possam exercer seu direito constitucional ao voto já a partir da idade mínima”, explica Carlos Gerber, coordenador de Gestão do Cadastro Eleitoral do TRE-SC.

O alistamento eleitoral é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas obrigatório a partir dos 18. Adolescentes com 15 anos completos também podem solicitar o título e, neste caso, poderão votar quando alcançarem a idade de 16 anos.

A Justiça Eleitoral reforça que título de eleitor pode ser solicitado em qualquer cartório eleitoral do estado, e o jovem precisa apenas levar documento oficial de identificação, como a certidão de nascimento ou a identidade, e comprovante de residência (a pessoa do gênero masculino que solicitar seu primeiro título no ano em que completar 19 anos deverá apresentar também a quitação militar). Para evitar filas, também é possível agendar seu atendimento por meio do site do TRE.

Por Heloisa Marques
Assessoria de Comunicação Social do TRESC

ícone mapa

Sede:
Rua Esteves Júnior 68 - Centro

Florianópolis/SC
CEP: 88.015-130
Tel: (48) 3251-3700
Atendimento ao público:
13 às 19 horas

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Autoatendimento via Whatsapp
DISQUE-ELEITOR:
0800 6473888
Segunda a Sexta-feira 
13h às 19h

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido