Eleições comunitárias em Laguna e Itaiópolis reúnem mais de 800 eleitores
Urnas eletrônicas foram utilizadas na escolha de autodefensor da APAE de Laguna e de vereadores mirins de Itaiópolis

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) apoiou, nesta quarta (12), duas eleições comunitárias realizadas nos municípios de Laguna e Itaiópolis, promovendo a vivência democrática por meio do uso das urnas eletrônicas. Somados, mais de 800 eleitores e nove urnas estiveram presentes nos dois pleitos.
Em Laguna, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) realizou a eleição para o cargo de autodefensor, que contou com cinco candidatos e a participação de 95 eleitores. A votação ocorreu na própria sede da instituição, entre 9h e 16h, utilizando uma urna eletrônica cedida pela Justiça Eleitoral. A iniciativa tem como objetivo incentivar a autonomia e a representatividade das pessoas com deficiência dentro da comunidade escolar e social.
“Nós tivemos um grande avanço na nossa instituição porque pela primeira vez na história, em 53 anos de APAE de Laguna, nós realizamos a eleição de autodefensores com a urna eletrônica. A oportunidade de usar a urna nesse processo de eleição representa justamente que nós estamos no caminho para dar aos alunos visibilidade, empoderamento e pertencimento. Foi um dia inesquecível. Os alunos votaram e tiveram a oportunidade de vivenciar todo o processo eleitoral de votação e de candidatura também”, conta Graziela Laurindo, coordenadora pedagógica da APAE Laguna.
Já em Itaiópolis, o dia foi de protagonismo estudantil com a eleição dos vereadores mirins. O pleito contou com 24 candidatos e mobilizou 712 estudantes. As votações ocorreram em oito escolas, também das 9h às 16h. A ação integra o Programa Vereador Mirim, desenvolvido pela Câmara Municipal com o apoio do TRE-SC que disponibilizou as urnas eletrônicas e suporte técnico para a realização da eleição. Com a iniciativa, os jovens eleitores puderam acompanhar as diferentes etapas de uma eleição, da campanha até a apuração dos votos.
Urnas eletrônicas em eleições comunitárias
O TRE-SC disponibiliza urnas eletrônicas e sistemas de votação para entidades públicas organizadas e instituições de ensino realizarem eleições. A iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre os serviços da Justiça Eleitoral e incentivar a participação democrática da comunidade.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Resolução TSE 22.685/2007, estabelece os requisitos para que os tribunais regionais possam disponibilizar as urnas eletrônicas. Além disso, o Regional desenvolveu o Sistema e-Voto, uma tecnologia de voto online que, assim como as urnas eletrônicas, também pode ser solicitada para eleições comunitárias.
Por Heloisa Marques
Assessoria de Comunicação Social do TRESC


