Imagem de um robô branco e estializado de um chatbot para atendimento via WhatsApp.

Entenda como funcionam as sessões de julgamento do Plenário Virtual do TRE-SC

Justiça Eleitoral catarinense realiza sessões virtuais de julgamento desde 2023

Justiça Eleitoral catarinense realiza sessões virtuais de julgamento desde 2023
Prédio do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina

Além das sessões de julgamento presenciais, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) realiza sessões por meio eletrônico, com regras estabelecidas na Resolução TRE-SC n. 8066, de 30 de novembro de 2023. 

A quantidade de sessões virtuais é determinada durante a aprovação do cronograma de sessões de cada mês. Em outubro de 2025, por exemplo, serão realizadas cinco presenciais e três virtuais. 

No Plenário Virtual do TRE-SC, cada sessão precisa ter uma duração mínima de dois dias corridos. Assim, comumente, as sessões eletrônicas iniciam às 00h das sextas-feiras e encerram às 00h das segundas-feiras posteriores, completando dois dias inteiros de julgamento. 

Conforme a Resolução TRE-SC n. 8066, qualquer processo judicial eletrônico que está em tramitação do Tribunal pode ser julgado a partir das sessões virtuais, incluindo aqueles com sigilo processual. Porém, há algumas situações que impedem a realização do julgamento de forma eletrônica. Como quando o relator indique que não deve ser incluída no Plenário Virtual; caso exista pedido de sustentação oral das partes; caso um ou mais juízes indiquem que o processo deverá ser julgado presencialmente; ou que as partes formulem pedido para julgamento presencial. 

Como os julgamentos ocorrem

Consideradas essas especificidades, o juiz relator de cada processo publica no sistema a sua decisão. Na sequência, durante o período de julgamento eletrônico, os demais juízes podem se pronunciar no processo, registrando no sistema os respectivos votos, que podem ser alterados até o término da sessão virtual. Aquele juiz que divergir do relator, deverá justificar suas razões no momento do voto. 

De acordo com Monique Pítsica Tambosi, coordenadora de Plenário do TRE-SC, a possibilidade de realizar sessões virtuais aumenta a agilidade de julgamento do Pleno. “Este é mais um meio de realizar julgamentos que tem agilizado o andamento processual”, destaca. 

Como consultar os processos em julgamento

Seja por meio das sessões virtuais ou presenciais, o cronograma dos processos em julgamento no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), estão disponíveis na página “Calendário e pautas de julgamentos” do portal do TRE-SC. Além de quais processos serão julgados em cada dia do cronograma, a página também disponibiliza algumas informações sobre os processos já julgados. Dentre eles, quem é o juiz relator, o placar da votação, como cada juiz votou, se há pedido de vista, relatório e ementa.

Além disso, todos os processos que tramitam sem segredo de justiça também podem ser consultados no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), a partir do número do processo ou outros campos de busca, como partes envolvidas, período da autuação, dentre outros. 

Texto por Aline Ramalho 
Assessoria de Comunicação Social

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido