Imagem de um robô branco e estializado de um chatbot para atendimento via WhatsApp.

TRE-SC doa mais de 2 mil bens para instituições sociais

Quatro entidades receberam as doações do Regional

Doação TRE-SC para Clube Atlético 6 de Janeiro
Doação do TRE-SC para o Clube Atlético 6 de Janeiro

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), por meio da Comissão Permanente de Desfazimento de Bens Inservíveis, doou mais de 2 mil bens para instituições sociais em 2025. A iniciativa contou com o apoio das Seções de Administração de Móveis e Equipamento, de Patrimônio e de Gestão de Serviços de TI. 

O desfazimento de bens é o processo onde a administração pública se desfaz de seus equipamentos e mobiliário que não são mais utilizados, conforme previsto na Portaria P N.74/2021. A Justiça Eleitoral realiza este procedimento por meio da doação para atender a fins de interesse social.

TRE-SC doa mais de 2 mil bens para instituições sociais

Neste ano, os bens foram destinados para quatro instituições sociais que manifestaram interesse nas doações, são elas: Clube Atlético 6 de Janeiro, Creche Orfanato Vinde a Mim as Criancinhas, Obras de Assistência Social Dom Orione e Comunidade Católica Shalom.

De acordo com o assistente social do Dom Orione, Djonattan Palhano da Silva Blasius, as doações são importantes para a continuidade do trabalho: “Até mesmo aquilo que a gente não precisa, que não utiliza, a gente acaba vendendo, ou negociando. E isso rende recursos financeiros para a manutenção da instituição, para reforma, para alimentação das crianças e adolescentes. Cada recurso que entra na instituição a gente reverte para esses atendimentos”, complementa. 

Para o chefe da Seção de Administração de Móveis e Equipamentos, Carlos Ruas de Araújo, o processo de doação é uma forma de reforçar a parceria entre o TRE-SC e com outras entidades: “Ao direcionar materiais que não são mais úteis para suas próprias atividades, a Justiça Eleitoral evita o descarte e contribui para a missão de outras organizações, consolidando um ciclo de cooperação benéfico para a sociedade.”

O processo de doação está alinhado à Política de Sustentabilidade e ao Plano de Logística Sustentável do TRE-SC, que busca reduzir os impactos negativos de sua atuação sobre o meio ambiente com o reaproveitamento dos materiais.

Em 2024, além da doação de mais de mil bens para instituições que manifestaram o interesse, o TRE-SC destinou 44 bens ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), que teve sua sede atingida pelas enchentes provocadas por temporais em abril daquele ano. Entre os itens doados, estavam gaveteiros, armários e mesas para escritório.

Texto por Isadora Lizandra Alves, com apoio de Aline Ramalho
Assessoria de Comunicação Social

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido