Transporte de urnas a serem auditadas é tema de reunião realizada no Tribunal
Encontro reuniu autoridades que compõem as forças de segurança de Santa Catarina

A logística no transporte das urnas eletrônicas que serão sorteadas no próximo sábado, dia 1º de outubro, para serem submetidas à auditoria durante o domingo de eleições, em Florianópolis, esteve na pauta do encontro realizado na noite desta sexta-feira (23) no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).
O assunto foi apresentado pelo diretor-geral do TRE, Gonsalo Ribeiro, ao coordenador de operações integradas do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, coronel William de Souza; ao subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Evandro de Andrade Fraga; ao tenente-coronel Anderson Sthanke e ao motorista do subcomando-geral da PM, sargento Roger.
O trabalho deverá ser desenvolvido por equipes da PM e do Corpo de Bombeiros Militar. A cerimônia pública de sorteio e indicação das urnas que deverão passar pelo teste será promovida pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica na véspera da eleição, a partir das 9h, nas dependências da Assembleia Legislativa do Estado (Alesc).
Realizada desde 2002 pela Justiça Eleitoral, neste ano a auditoria das urnas terá o número de equipamentos auditados ampliado em todo o Brasil. Em Santa Catarina, serão auditadas 35 urnas no 1º turno das eleições, sendo 27 submetidas ao Teste de Integridade e oito ao Teste de Autenticidade, ambos regulamentados pela Resolução TSE n. 23.673/2021.
Do total de urnas destinadas ao Teste de Integridade, duas serão utilizadas no projeto-piloto com biometria, a ocorrer na Escola de Educação Básica Professor Henrique Stodieck. As demais serão auditadas no hall da Alesc durante a votação oficial que acontece no domingo (2/10), das 8h às 17h.
Outros temas também foram abordados na reunião com as autoridades de segurança do estado, como a melhoria no fluxo de ocorrências de incidentes no dia do pleito, a atualização de ferramentas da Justiça Eleitoral disponibilizadas ao Gabinete de Pronta Resposta, e a entrega do Guia da Polícia e Manutenção da Ordem nas Eleições 2022.
Por Jean Peverari
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC