Xavantina tem novos prefeito e vice, eleitos neste domingo (7)

Luciano Altenhofen e Acácio Molozzi serão diplomados até o dia 25 de maio

Eleições suplementares - 05.05.2023

A cidade de Xavantina passou por eleição suplementar, neste domingo (7), e já tem os seus novos governantes. Luciano Altenhofen e Acácio Molozzi foram eleitos para os cargos de prefeito e vice-prefeito com 1.741 votos, o que corresponde ao total de votos válidos, excluindo-se brancos e nulos. Somente a coligação Juntos Por Xavantina concorreu ao pleito.

Compareceram às urnas 77,05% dos 3.491 eleitores e eleitoras considerados aptos para a votação. Os votos brancos totalizaram 629, ou 23,38%, e os nulos somaram 320, o equivalente a 11,90%. A abstenção foi de 22,95% (801).

O domingo de eleição transcorreu com normalidade e nenhuma das 15 urnas eletrônicas utilizadas nas seções precisou ser trocada. Também não houve ocorrências policiais registradas nos 11 locais de votação, nos quais trabalharam 60 mesários e 20 auxiliares eleitorais.

Às 17h a votação foi encerrada e pouco tempo depois, às 18h37’25’’, a totalização dos votos terminou. A apuração aconteceu no Cartório da 61ª Zona Eleitoral, em Seara, e os trabalhos foram supervisionados pelo juiz eleitoral, Douglas Cristian Fontana, e pela promotora Renata Bezerra Marinho de Oliveira. O resultado está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).  

De acordo com o calendário estabelecido, os candidatos deverão encaminhar as prestações de contas à Justiça Eleitoral até a próxima terça-feira (9), e a diplomação dos eleitos deverá ocorrer até o dia 25 deste mês.

A Eleição Suplementar de Xavantina aconteceu porque a chapa eleita em 2020 foi cassada pelo TRE catarinense por prática ilegal de compra de votos (artigo 41-A da Lei nº 9.504/97).

Justificativa

Para quem deixou de votar, o prazo é de 60 dias para justificar a ausência e o pedido deve ser feito pelo Sistema Justifica ou pelo aplicativo e-Título.

No formulário, é preciso anexar foto do documento de identificação e do comprovante da ausência (atestado de saúde, passagem ou qualquer outro documento comprobatório). Quem não tiver, deve escrever em um papel o motivo da falta, assinar, fotografar e anexar ao requerimento.

Escuta Popular

Durante a eleição, foi realizado o projeto piloto de Escuta Popular da Ouvidoria do TRE-SC. Servidores do Tribunal percorreram os locais de votação para coletar opiniões e colher sugestões de eleitores e mesários sobre a atividade eleitoral, por meio de formulários de perguntas e respostas. A participação se deu de forma espontânea.

Para os eleitores, foram feitas perguntas sobre a experiência ao votar, a organização do local de votação e da seção eleitoral, o atendimento prestado pelos mesários, acessibilidade e confiabilidade do sistema de votação.

Já os mesários foram questionados sobre a experiência vivenciada no dia da eleição, a qualidade do treinamento recebido, o valor do vale-alimentação, a confiabilidade do sistema de votação, entre outras questões.  

Segundo o juiz ouvidor do TRE-SC, Willian Medeiros de Quadros, “tal iniciativa objetiva a coleta de informações diretamente pela Ouvidoria, com o propósito de aprimorar o processo eleitoral, fazendo cumprir, desta forma, a missão da Ouvidoria de servir de canal de comunicação direta entre o cidadão e a Justiça Eleitoral catarinense, com vistas a orientar, transmitir informações e colaborar no aprimoramento das atividades desenvolvidas pelo Tribunal e demais competências”.

A expectativa, ainda segundo o juiz ouvidor, é que o resultado do trabalho possa orientar as ações do planejamento de eleições vindouras e se tornar uma prática frequente em pleitos.  

Por Jean Peverari

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido