Servidores das corregedorias abrem trabalhos do 54º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais
Evento teve início nesta quarta-feira (4), em Florianópolis, e vai até sexta (6)
Servidores representantes das corregedorias regionais eleitorais de todo o Brasil estiveram reunidos hoje (4), em Florianópolis, no primeiro dia de evento do 54º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais. Os secretários, coordenadores e assessores participaram de painéis e debates durante toda a tarde desta quarta-feira. Na quinta (5), os servidores seguem trabalhando até à noite, quando ocorre a abertura oficial da reunião do Colégio de Corregedoras e Corregedores.
O encontro de hoje foi aberto pela presidente do Colégio e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves. A magistrada destacou a relevância dos temas discutidos e pontuou que são os servidores que formam a estrutura e são a base da Justiça Eleitoral brasileira. “Muitos países desenvolvidos e democráticos não têm essa estrutura, e isso faz grande diferença para o nível de democracia que nós temos”, afirmou a desembargadora.
O corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Carlos Alberto Civinski, cumprimentou os presentes e deu boas-vindas a todos os participantes. “Em um mundo que está em constante transformação, as demandas da sociedade exigem uma atuação cada vez mais integrada, responsável e ágil”, afirmou o magistrado, destacando ainda o esforço dos servidores das corregedorias para assegurar que os serviços cartorários sejam executados com qualidade.
A secretária da Corregedoria do TRE-SC, Renata Beatriz de Fávere, ressaltou a alegria e responsabilidade de receber os participantes, e agradeceu aos colegas das unidades que se envolveram na organização do encontro. “Esperamos que todos se sintam acolhidos e possam aproveitar os momentos de troca de conhecimento”, desejou. Estiveram presentes ainda na abertura do encontro o diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Agostini Ribeiro, e o coordenador da corregedoria do TRE-MT, Carlos Luanga Ribeiro Lima.
Durante a tarde de trabalho, representantes dos TREs da Bahia, São Paulo e Mato Grosso apresentaram casos e dividiram experiências na organização das Eleições Municipais 2024. Os painéis abordaram assuntos como a implementação dos núcleos de garantias, o cadastro de emissoras de rádio e televisão, o uso de inteligência artificial no auxílio ao poder de polícia para combater propaganda irregular, entre outros.
Confira o álbum de fotos do encontro.
Por Vinicius Claudio
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC