Desembargadora eleitoral Luiza Portella é designada como Ouvidora da Mulher
Mandato de um ano busca fortalecer a proteção dos direitos políticos das mulheres

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) anunciou a designação de uma nova liderança para o cargo de Ouvidora da Mulher na instituição. A nomeação ocorreu na sessão desta terça, 9 de dezembro. A desembargadora eleitoral substituta Luiza Cesar Portella assume a função para um mandato de um ano. A indicação e designação é retroativa a 20 de outubro de 2025. A Ouvidoria da Mulher é um canal especializado no âmbito do TRE-SC, criado para acolher, receber e tratar manifestações relativas à violência contra a mulher, com foco principal em direitos políticos e questões eleitorais na circunscrição de Santa Catarina.
Ao assumir a função, a desembargadora eleitoral destacou a relevância do papel da Ouvidoria, sobretudo em um período pré-eleitoral. “Assumir a Ouvidoria da Mulher no TRE-SC é um desafio enorme, ainda mais pensando que ano que vem teremos eleições. É um período em que teremos que vigiar e combater a violência política de gênero. Então, além de um desafio, encaro essa nomeação com um senso de responsabilidade muito grande, para tentar contribuir com a redução deste tipo de violência nas eleições”, afirmou.
A designação da desembargadora eleitoral Portella segue o disposto na Resolução TRE-SC 8.051/2022 e na Portaria TRE-SC/P 121/2022, que trata da criação e das funções da Ouvidoria da Mulher.
Texto por Heloisa Baumgratz
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC


