Pesquisa revela 84% de aprovação do folder do mesário
Inovação catarinense, o impresso foi utilizado nas eleições de 2024

O folder “Orientações Práticas para os Mesários”, uma inovação da Justiça Eleitoral catarinense, alcançou 84% de aprovação nas Eleições Municipais de 2024. Uma pesquisa realizada em fevereiro deste ano demonstrou a aprovação do novo modelo por 84% dos membros de mesa receptora de votos entrevistados. Este folder substituiu o manual impresso que antes era distribuído para as mais de 17.000 seções eleitorais do estado.
Na sessão administrativa do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) da última terça-feira (24), o presidente do TRE-SC, desembargador Carlos Alberto Civinski, apresentou os resultados da pesquisa com entusiasmo e ressaltou que além da economia aos cofres públicos, a mudança no material utilizado gera impactos positivos ao meio ambiente, desta forma, o folder do mesário substituirá o manual de mesário também nas próximas eleições.
Segundo o diretor-geral do TRE-SC e idealizador da proposta, Gonsalo Agostini Ribeiro, o documento "adota linguagem simples e traz as informações essenciais sobre a operação da urna e o funcionamento da mesa, bem como as referências dos demais recursos de consulta e suporte". Além disso, o folder apresenta vantagens relacionadas à sustentabilidade, pois seu formato de uma única folha dobrada em quatro segmentos substitui o manual de 32 páginas que era disponibilizado anteriormente aos mesários.
Conforme Gonsalo, ao focar no resumo do fluxo ordinário das atividades na seção e complementar com a referência aos canais de suporte, o novo documento "dinamiza a comunicação".
A adoção do folder como padrão de documentação foi uma das Ações Estruturantes priorizadas pela Administração do TRE-SC para o pleito de 2024. Essa iniciativa já havia sido testada com sucesso na eleição suplementar realizada no município de Brusque, em setembro de 2023.
Por Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC, com informações da Direção-Geral