Imagem de um robô branco e estializado de um chatbot para atendimento via WhatsApp.

Ouvidoria do TRE-SC moderniza atendimento e amplia canais de comunicação com eleitores catarinenses

Juiz Ítalo Augusto Mosimann deixa o cargo de ouvidor em razão do término do seu biênio

Ouvidoria do TRE-SC Moderniza Atendimento e Amplia Canais de Comunicação com Eleitores Catarinenses

Na sessão plenária da última terça-feira (27), o juiz ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) apresentou o relatório de atividades em razão do término do biênio de juiz eleitoral. O magistrado destacou que sua gestão foi marcada por um período de intensa atividade e modernização da Ouvidoria. O órgão, essencial para a comunicação entre o cidadão e a Justiça Eleitoral catarinense, expandiu seus serviços e implementou novas tecnologias, visando aprimorar a transparência, a responsividade e o acesso à informação.

Desde março de 2024, a Ouvidoria Regional Eleitoral de Santa Catarina (ORESC) passou a coordenar os serviços de atendimento telefônico, incluindo o PABX e o Disque-Eleitor. Para otimizar esse serviço, foi providenciado um novo espaço para a equipe de telefonistas, reforçando a importância deste canal para o eleitorado, com vistas a aproximar o poder público da população e identificar as necessidades dos usuários.

Ainda em 2024, a fim de atender à alta demanda antes do fechamento do cadastro eleitoral, a ORESC organizou uma força-tarefa com 26 servidores para atuar no Disque-Eleitor e outra equipe, com 50 servidores, para atuar no dia das Eleições.

Um dos avanços mais significativos, com apoio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços, foi a implementação da Unidade de Resposta Audível (URA), que permitiu a interação telefônica direta para consultas sobre local de votação, número do título e justificativa de ausência às urnas. A tecnologia resolveu 90,62% das ligações sem necessidade de atendimento humano, liberando a equipe para casos mais complexos. O Disque-Eleitor (0800 647 3888), com o auxílio da URA, registrou 29.392 ligações durante o período eleitoral de 2024, um aumento de 63% em relação a 2020 no dia da votação.

Outra inovação foi a "Catarina", um chatbot via WhatsApp desenvolvido em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação. O serviço realizou mais de 54.000 atendimentos em 2024, sendo 46.475 apenas no domingo das Eleições. Em abril de 2025, iniciou-se um projeto para modernizar e personalizar ainda mais este canal.

A gestão também foi marcada pela troca de experiências, como a participação no XVI Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE) em Manaus e a visita institucional da ouvidora do Ministério Público de Santa Catarina, Dra. Rosemary Machado Silva, em março de 2025.

Ao todo, a Ouvidoria atendeu mais de 800 chamados durante o período. O Juiz Ítalo Mosimann destacou o período como "extremamente produtivo" e elogiou o "empenho e eficiência" da equipe, ressaltando a importância do alinhamento com a Administração do Tribunal para o sucesso das iniciativas.

Após a apresentação do relatório, o presidente do TRE-SC, desembargador Carlos Alberto Civinski, agradeceu ao juiz ouvidor e toda a sua equipe de servidores e colaboradores pelo trabalho desenvolvido. 

Na página do TRE-SC é possível conhecer todos os canais de atendimento da Ouvidoria da Justiça Eleitoral catarinense.

Por Patrícia Brasil 

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

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