TRE-SC auxilia IFSC no primeiro turno de eleição para reitor e diretores gerais
Eleição foi realizada em 20 municípios e em 23 campus

O primeiro turno das eleições para reitor e para diretores-gerais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), ocorrida no dia 15, das 9 às 21 horas, foi realizado em parceria com o TRE-SC. O Tribunal Regional Eleitoral forneceu as urnas eletrônicas, o que agilizou a votação e a apuração da decisão. Foram consultadas 26.451 pessoas, em 20 municípios catarinenses, no qual o IFSC tem campus: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça, Urupema, São José, Chapecó, Xanxerê, São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste, Gaspar; São Carlos, Garopaba, Lages; e Tubarão. Para tanto, foram disponibilizadas 118 urnas eletrônicas para 71 seções, sendo 47 equipamentos para contingência.
Foram três candidatos à Reitoria e 34 candidatos a diretores-gerais dos 23 campus. Esta foi a maior eleição da história do IFSC. Alunos e servidores escolheram, em primeiro turno, o reitor, que estará à frente da instituição até 2029, e também foram votados os diretores de 23 campus. Todos os servidores e alunos tiveram direito a voto para o cargo de reitor. Para a escolha dos diretores-gerais, votaram os estudantes e os servidores lotados nos respectivos campus, assim como alunos de cursos à distância.
O assessor Técnico Eleitoral e Voto Informatizado do TRE-SC, João Sebastião de Andrade, que auxiliou a votação do IFSC, relatou: “A eleição ocorreu muito bem, os cartórios eleitorais prestaram apoio ao evento e nenhum incidente relevante ocorreu. Não houve urna trocada, embora tenham ocorrido algumas situações de competência da Comissão Eleitoral, e nesses casos éramos consultados sobre como a Justiça Eleitoral tratava determinadas questões. Mas cabia à comissão tomar as decisões, afinal o processo eleitoral é da entidade solicitante e cabe a nós a cessão das urnas, treinamento dos mesários e suporte às urnas no dia da eleição. E, agora, as urnas serão entregues aos cartórios e, no momento certo, os próprios cartórios irão preparar as urnas para o segundo turno da eleição de reitor”.
A campanha para o novo turno eleitoral será iniciada no dia 23 de maio, inclusive com debates previamente agendados. O segundo turno das eleições do IFSC está marcado para o dia 3 de junho.
Conforme a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 22.685/2007, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina proporcionará às entidades públicas organizadas e instituições de ensino, a cessão assistida de urnas eletrônicas e programas para utilização em eleições parametrizadas, com vista a difundir os serviços desenvolvidos pela Justiça Eleitoral e garantir a livre manifestação da comunidade.
Assessoria de Comunicação Social




