Imagem de um robô branco e estializado de um chatbot para atendimento via WhatsApp.

Justiça Eleitoral de SC modifica mensagem de alerta sobre falta de biometria enviada ao eleitorado por WhatsApp

Disparo automático de mensagens iniciou em outubro e ganha nova versão nesta segunda (17)

TRE-SC-Justiça Eleitoral de SC alerta eleitores por WhatsApp sobre falta de biometria

No dia 27 de outubro a Justiça Eleitoral de Santa Catarina passou a utilizar uma nova forma de notificar eleitoras e eleitores que ainda não tenham feito a coleta de dados biométricos nos Cartórios Eleitorais. Os disparos de mensagens automáticas foram feitos pelo WhatsApp por meio do número 0800-647-3888, que é o contato oficial da JE catarinense neste aplicativo. 

De lá para cá, 56.954 eleitores e eleitoras receberam a primeira versão da mensagem. Essas pessoas estão com o título eleitoral regular e possuem idade entre 18 a 24 anos, além do número de telefone com DDD estar presente no cadastro eleitoral. Agora, a partir desta segunda-feira (17), o objetivo é que mais de 85.753  pessoas neste mesmo grupo etário recebam a nova versão da mensagem. 

De acordo com Carlos Valério Gerber Wietzikoski, Coordenador de Gestão do Cadastro Eleitoral, essa mudança foi importante para fazer uma comunicação mais objetiva e os disparos seguirão até o final de novembro. “A Justiça Eleitoral está atuando de forma proativa para incentivar as pessoas a completarem seu cadastro biométrico. Além do voto, a biometria também poderá ser útil para o eleitor ou eleitora acessar outros serviços públicos, como a conta gov.br no nível ouro. É importante que procurem o cartório eleitoral mais próximo e finalizem o cadastro.”, complementa.  

Considerando todas as faixas etárias que incluem voto obrigatório (18 a 70 anos), o grupo de 18 a 24 anos é o que possui, percentualmente, mais eleitores e eleitoras regulares que ainda não coletaram a biometria na Justiça Eleitoral. São 26,9% dentre os 650 mil eleitores catarinenses sem biometria e, por isso, esse grupo etário corresponde ao primeiro foco de disparos automáticos da Justiça Eleitoral de SC. 

Mensagens disparadas

A segunda versão da mensagem disparada pela Justiça Eleitoral catarinense começou a ser enviada nesta segunda-feira (17) e este é o conteúdo na íntegra: 

Justiça Eleitoral de SC modifica mensagem de alerta sobre falta de biometria enviada ao eleitora...

Justiça Eleitoral - Regularize sua biometria

Olá, [PRIMEIRO NOME].

A Justiça Eleitoral informa que o cadastro biométrico está pendente no seu título de eleitor.

Para regularizar, compareça a qualquer cartório eleitoral de Santa Catarina para coletar sua foto, digitais e assinatura.

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina

Agendar

Dúvidas

Já a primeira versão, disparada de 27 de outubro a 16 de novembro, possuía o seguinte conteúdo: 

Comunicado JE WhatsApp

Comunicado da Justiça Eleitoral

Olá, [PRIMEIRO NOME]!

Este é o canal oficial da Justiça Eleitoral de Santa Catarina no Whatsapp.

Verificamos que você, título nº [1234**], não possui biometria no seu cadastro eleitoral.

Agende um horário o mais breve possível e compareça a qualquer cartório eleitoral para coletar a sua foto, digitais e assinatura.

O procedimento é rápido e gratuito.

Esperamos você!

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina

Quero agendar!

Estou com dúvidas

Não sou essa pessoa

Benefícios da biometria 

Além de possibilitar a identificação mais rápida do eleitor e eleitora no dia da votação, a biometria também garante outros benefícios para além da Justiça Eleitoral. Como nível ouro no gov.br, que disponibiliza serviços de outras instituições, como INSS e Receita Federal. 

Texto por Aline Ramalho 

Arte por Mateus Victor de Oliveira

Assessoria de Comunicação Social

ícone mapa

Sede:
Rua Esteves Júnior 68 - Centro

Florianópolis/SC
CEP: 88.015-130
Tel: (48) 3251-3700
Atendimento ao público:
13 às 19 horas

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Autoatendimento via Whatsapp
DISQUE-ELEITOR:
0800 6473888
Segunda a Sexta-feira 
13h às 19h

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido