Justiça Eleitoral de SC modifica mensagem de alerta sobre falta de biometria enviada ao eleitorado por WhatsApp
Disparo automático de mensagens iniciou em outubro e ganha nova versão nesta segunda (17)

No dia 27 de outubro a Justiça Eleitoral de Santa Catarina passou a utilizar uma nova forma de notificar eleitoras e eleitores que ainda não tenham feito a coleta de dados biométricos nos Cartórios Eleitorais. Os disparos de mensagens automáticas foram feitos pelo WhatsApp por meio do número 0800-647-3888, que é o contato oficial da JE catarinense neste aplicativo.
De lá para cá, 56.954 eleitores e eleitoras receberam a primeira versão da mensagem. Essas pessoas estão com o título eleitoral regular e possuem idade entre 18 a 24 anos, além do número de telefone com DDD estar presente no cadastro eleitoral. Agora, a partir desta segunda-feira (17), o objetivo é que mais de 85.753 pessoas neste mesmo grupo etário recebam a nova versão da mensagem.
De acordo com Carlos Valério Gerber Wietzikoski, Coordenador de Gestão do Cadastro Eleitoral, essa mudança foi importante para fazer uma comunicação mais objetiva e os disparos seguirão até o final de novembro. “A Justiça Eleitoral está atuando de forma proativa para incentivar as pessoas a completarem seu cadastro biométrico. Além do voto, a biometria também poderá ser útil para o eleitor ou eleitora acessar outros serviços públicos, como a conta gov.br no nível ouro. É importante que procurem o cartório eleitoral mais próximo e finalizem o cadastro.”, complementa.
Considerando todas as faixas etárias que incluem voto obrigatório (18 a 70 anos), o grupo de 18 a 24 anos é o que possui, percentualmente, mais eleitores e eleitoras regulares que ainda não coletaram a biometria na Justiça Eleitoral. São 26,9% dentre os 650 mil eleitores catarinenses sem biometria e, por isso, esse grupo etário corresponde ao primeiro foco de disparos automáticos da Justiça Eleitoral de SC.
Mensagens disparadas
A segunda versão da mensagem disparada pela Justiça Eleitoral catarinense começou a ser enviada nesta segunda-feira (17) e este é o conteúdo na íntegra:

Justiça Eleitoral - Regularize sua biometria
Olá, [PRIMEIRO NOME].
A Justiça Eleitoral informa que o cadastro biométrico está pendente no seu título de eleitor.
Para regularizar, compareça a qualquer cartório eleitoral de Santa Catarina para coletar sua foto, digitais e assinatura.
Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
–
Já a primeira versão, disparada de 27 de outubro a 16 de novembro, possuía o seguinte conteúdo:

Comunicado da Justiça Eleitoral
Olá, [PRIMEIRO NOME]!
Este é o canal oficial da Justiça Eleitoral de Santa Catarina no Whatsapp.
Verificamos que você, título nº [1234**], não possui biometria no seu cadastro eleitoral.
Agende um horário o mais breve possível e compareça a qualquer cartório eleitoral para coletar a sua foto, digitais e assinatura.
O procedimento é rápido e gratuito.
Esperamos você!
Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Quero agendar!
Estou com dúvidas
Não sou essa pessoa
Benefícios da biometria
Além de possibilitar a identificação mais rápida do eleitor e eleitora no dia da votação, a biometria também garante outros benefícios para além da Justiça Eleitoral. Como nível ouro no gov.br, que disponibiliza serviços de outras instituições, como INSS e Receita Federal.
Texto por Aline Ramalho
Arte por Mateus Victor de Oliveira
Assessoria de Comunicação Social


