Eleição para Vereador Mirim e Vereador Jovem mobiliza estudantes em Pinhalzinho
Pleito reuniu 1.827 eleitores em cinco locais de votação

A eleição para Vereador Mirim e Vereador Jovem movimentou a comunidade escolar de Pinhalzinho nesta terça-feira (18), reunindo 1.827 estudantes nos cinco locais de votação do município. O pleito integra o processo de formação cidadã promovido pelo Legislativo local, com apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que disponibilizou as urnas eletrônicas para a votação.
Ao todo, 51 candidatos disputaram as vagas nos dois níveis do Parlamento Jovem: 13 candidatos ao cargo de Vereador Jovem e 38 ao cargo de Vereador Mirim. A votação ocorreu das 7h30 às 17h30.
Participaram do processo eleitoral cinco escolas do município, sendo três delas com votação para ambos os cargos e duas com votação exclusivamente para o cargo de Vereador Mirim. A iniciativa busca promover a participação estudantil, fortalecer a compreensão sobre o funcionamento do Poder Legislativo e incentivar o protagonismo juvenil.
Com a experiência, crianças e adolescentes puderam vivenciar diretamente as etapas de uma eleição, da campanha à votação nas urnas eletrônicas, reforçando a importância da democracia, da representatividade e do voto consciente.
Urnas eletrônicas em eleições comunitárias
O TRE-SC disponibiliza urnas eletrônicas e sistemas de votação para entidades públicas organizadas e instituições de ensino realizarem eleições. A iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre os serviços da Justiça Eleitoral e incentivar a participação democrática da comunidade.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Resolução TSE 22.685/2007, estabelece os requisitos que os tribunais regionais podem disponibilizar as urnas eletrônicas. Além disso, o Regional desenvolveu o Sistema e-Voto, uma tecnologia de voto online que, assim como as urnas eletrônicas, também pode ser solicitada para eleições comunitárias.


