Vice-presidente do TRE-SC visita município de Rio do Sul para inauguração oficial de Cartórios Eleitorais
Cartórios Eleitorais da 26ª e 102ª zonas passaram a atender nas dependências do Fórum Trabalhista (TRT-12)

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (11), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina oficializou a instalação dos cartórios da 26ª e 102ª zonas eleitorais no novo endereço em Rio do Sul, agora funcionando nas dependências do Fórum Trabalhista (TRT-12). O evento de inauguração contou com a presença do vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-SC, desembargador Carlos Roberto da Silva, que destacou a importância das novas instalações para os eleitores e eleitoras.

“A cerimônia que oficializou a mudança dos cartórios da 26ª e 102 ª Zonas Eleitorais para o endereço do Fórum Trabalhista de Rio do Sul não representou apenas uma formalidade administrativa, para além, sinalizou um movimento interinstitucional para beneficiar os eleitores do Alto Vale do Estado”, ressaltou o corregedor.
Mesmo antes da cerimônia de inauguração, os eleitores e eleitoras já estavam sendo atendidos no novo espaço, em funcionamento desde o dia 26 de janeiro. A região dos dois cartórios eleitorais compreende mais de 83 mil eleitores de sete municípios: Rio do Sul, Agronômica, Aurora, Laurentino, Lontras, Presidente Nereu e Rio do Oeste.
A iniciativa é fruto de um termo de cessão de uso firmado entre TRE-SC e TRT-12, em outubro de 2024 e marca o início de uma gestão mais eficiente dos recursos públicos. O desembargador Carlos Roberto da Silva destacou o espírito de colaboração envolvido na iniciativa.
“É imperativo destacar e enaltecer o espírito público da administração do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região. A cessão deste espaço é um ato de profunda generosidade e visão estratégica, representando um modelo de cooperação entre órgãos públicos federais que transcende as fronteiras administrativas”, afirmou.
A integração prevê o rateio de custos operacionais e uma logística mais integrada entre as duas instituições. Além da economia gerada pelo compartilhamento da estrutura, o novo espaço no Bairro Laranjeiras oferece maior conforto e acessibilidade, superando limitações estruturais do endereço anterior.
Segundo o corregedor, a acessibilidade é um dos principais pontos positivos do novo endereço. “Um dos focos centrais desta iniciativa é a acessibilidade e a melhoria do atendimento ao público. A nova localização oferece disponibilidade de estacionamento e uma facilidade de acesso incomparável, pois o cartório passa a se situar ao lado dos prédios da Justiça Comum Estadual e do Ministério Público. Isso proporcionará uma salutar concentração de serviços essenciais, tornando a vida do cidadão mais simples e eficiente”, destacou.

Outro ponto relevante é a segurança estrutural. O endereço anterior, além de limitações físicas, estava situado em área de risco e foi atingido por enchentes em três ocasiões recentes. A nova sede, por sua vez, não sofre impacto direto desse tipo de ocorrência.
“Além disso, a escolha deste local garantirá um ganho vital em segurança e continuidade do serviço e superará uma vulnerabilidade histórica, pois a nova sede tem como uma de suas principais vantagens o fato de não ser atingida diretamente por enchentes. Esta segurança operacional é, na verdade, uma economia inestimável para o erário público, pois minimiza custos com recuperação de patrimônio, evita a perda de dados e, sobretudo, garante que a máquina eleitoral não será paralisada, preservando o calendário democrático e o pleno exercício da cidadania”, enfatizou o corregedor.
O desembargador também lembrou que a iniciativa integra um movimento mais amplo de cooperação institucional no estado. “É importante destacar que movimento semelhante, com objetivos parecidos, também está ocorrendo com o retorno de vários cartórios eleitorais a fóruns da Justiça Estadual catarinense”, observou.
O novo endereço fica na Rua XV de Novembro, nº 1301, Bairro Laranjeiras.
Por Heloísa Baumgratz
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC


