Imagem de um robô branco e estializado de um chatbot para atendimento via WhatsApp.

Presidente do TRE-SC participa de reunião com ministra Cármen Lúcia sobre as Eleições 2026

Desembargador Carlos Alberto Civinski, destaca alinhamento com o TSE e detalha preparativos de Santa Catarina para o próximo pleito

Presidente do TRE-SC participa de reunião com ministra Cármen Lúcia sobre as Eleições 2026

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Carlos Alberto Civinski, esteve em Brasília nesta terça-feira (10), para reunião com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, e demais presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país. O encontro teve como pauta principal as Eleições 2026, onde foram debatidos vários assuntos referentes ao pleito, dentre eles a apresentação das recomendações que deverão orientar a atuação de magistrados e magistrados. 

Para o desembargador Carlos Alberto Civinski, o encontro contribuiu para alinhar a atuação da Justiça Eleitoral em todo o país. “A reunião foi bastante produtiva já que a ministra Cármen Lúcia, com toda sua vasta experiência no campo eleitoral, abordou de forma técnica e objetiva todos os assuntos pautados, ouvindo em seguida, os presidentes dos TREs sobre os temas, suas preocupações e pleitos para enfrentar as eleições de outubro próximo”, afirmou.

Durante a reunião, o presidente do TRE-SC também apresentou as iniciativas em andamento no estado para qualificar a preparação para o pleito de 2026. “Fiz uma abordagem da nossa preparação e das providências que estamos adotando para aumentar e melhorar as condições dos locais de votação, a fim de dar mais conforto aos mesários e eleitores, bem como das providências que estamos adotando em convênio com os Tribunais de Justiça e do Trabalho, para retorno/ocupação dos cartórios eleitorais para os fóruns onde houver espaço físico suficiente, melhorando assim as condições de trabalho dos servidores da Justiça Eleitoral e o atendimento ao próprio eleitor, providência que qualificará melhor o nosso orçamento a fim de investirmos em residência judicial eleitoral aos juízes das zonas eleitorais de toda Santa Catarina”, destacou.

Segundo Civinski, as recomendações éticas e comportamentais apresentadas pelo TSE também serão debatidas internamente no estado. “Providenciarei reunião com os desembargadores da Corte e com os juízes eleitorais, para dar-lhes ciência das recomendações éticas e comportamentais anunciadas pela ministra Cármen Lúcia”, completou.

As orientações, já anunciadas pela ministra na sessão de abertura do ano eleitoral, foram detalhadas nesta reunião administrativa com os presidentes dos TREs. As diretrizes reforçam a necessidade de transparência, ética e imparcialidade na atuação da magistratura eleitoral. Entre os pontos destacados estão a garantia de publicidade das audiências, a divulgação prévia das agendas, a adoção de postura comedida em manifestações públicas ou privadas, o afastamento de eventos que possam gerar conflito de interesses e a abstenção de posicionamentos ou sinalizações políticas, inclusive nas redes sociais.

A reunião integra o calendário preparatório da Justiça Eleitoral para as Eleições Gerais de 2026, reforçando o compromisso institucional com a lisura, a transparência e a credibilidade do processo eleitoral brasileiro.

Texto por: Heloisa Baumgratz
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-SC utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa política de privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.