Justiça Eleitoral de SC faz melhorias no “Catarina”, bot de atendimento no WhatsApp
Mudanças na tecnologia permitem, agora, um atendimento individualizado

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) implementou, em 7 de outubro, um novo fluxo no “Catarina”, bot de atendimento às eleitoras e aos eleitores. Lançado em setembro de 2024, um pouco antes das Eleições Municipais, a ferramenta atendeu 38.094 pessoas só no dia da votação.
Na ocasião, os principais atendimentos buscados foram sobre situação eleitoral e local de votação, mas o atendimento era genérico, independentemente da situação do cadastro eleitoral da pessoa. Assim, um ano depois, a Justiça Eleitoral catarinense implementa melhorias no bot visando um atendimento mais individualizado.
Para isso, a partir de abril de 2025, a Ouvidoria do TRE-SC fez um mapeamento das possíveis situações em que as eleitoras e eleitores podem ter em seu cadastro eleitoral. Na sequência, foi elaborado um fluxograma de atendimento para atingir o atendimento individualizado.
No dia 7 de outubro, o novo fluxo do bot “Catarina” foi oficialmente implementado no atendimento da Justiça Eleitoral de SC por meio do WhatsApp, pelo número 0800-647-3888. Desde esta data, os eleitores recebem atendimento individualizado, sendo conduzidos (conforme a situação do cadastro eleitoral), ao atendimento on-line ou, se necessário, a realizarem um agendamento para atendimento presencial em qualquer Cartório Eleitoral do estado.
Para o desembargador eleitoral Marcelo Pizolati, esta é mais uma forma em que a tecnologia está sendo utilizada para tornar o atendimento da JE catarinense ainda mais eficaz. “O que traz comodidade tanto para o TRE-SC, quanto para os eleitores, que somente são orientados a irem ao Cartório Eleitoral quando realmente houver necessidade”, destaca.
Além disso, quando o atendimento demanda uma orientação mais específica, o bot “Catarina” orienta que a eleitora ou eleitor entre em contato com a Justiça Eleitoral de SC por meio de ligação telefônica no Disque-Eleitor 0800-647-3888 — mesmo número do bot, mas que recebe ligações tradicionais sem custo.
Essa nova forma de atendimento via chatbot trará um impacto positivo e personalizado para o eleitorado, afirma o servidor Jean da Silva Oliveira, assessor da Ouvidoria. Para ele, “o objetivo é conduzir o atendimento de forma mais eficaz, garantindo maior autonomia ao nosso público. Agora, o eleitor tem mais liberdade para escolher a forma e o melhor momento para interagir com a Justiça Eleitoral. Por outro lado, a medida beneficia as equipes de atendimento: o Disque-Eleitor e as demais unidades terão mais tempo e tranquilidade para se dedicar a assuntos mais complexos ou sensíveis, que exigem um acolhimento mais humanizado e especializado”.
O projeto que levou às melhorias do bot “Catarina” foi iniciado pela Ouvidoria, com colaboração da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Secretaria de Corregedoria Regional Eleitoral, Cartórios Eleitorais e servidores públicos dos grupos de trabalho da Convenção da Justiça Eleitoral Catarinense 2025.
Texto por Aline Ramalho
Arte por Mateus Victor de Oliveira
Assessoria de Comunicação Social


