TRE-SC empossa duas novas servidoras aprovadas no Concurso Público Nacional Unificado da JE
Cerimônia de posse aconteceu na Sede do Tribunal nesta terça-feira (7)

Duas novas servidoras aprovadas no Concurso Público Nacional Unificado da Justiça Eleitoral de 2024 tomaram posse, nesta terça-feira (7), em cerimônia no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). As posses foram realizadas na Sede do TRE-SC, em Florianópolis.
O diretor-geral do Tribunal, Gonsalo Agostini Ribeiro, conduziu a posse, acompanhado de Ana Claudia Furtado Vidal, secretária de Gestão de Pessoas. Após a leitura e assinatura dos termos de posse, o diretor-geral deu boas-vindas às novas servidoras e explicou as particularidades em compor o quadro de servidores da Justiça Eleitoral catarinense.
“A nossa característica de ser um quadro de pessoas que gostam do que fazem, é o que torna o nosso terminal reconhecido, porque a Justiça Eleitoral é composta por pessoas. Eu tenho certeza que vocês vão poder aprender muito e, dentro das habilidades que vocês já trazem e aquelas que vão adquirir conosco, tenho a certeza que vão favorecer Modelo e Anita Garibaldi. Sejam muito bem-vindas!”, afirmou Gonsalo Ribeiro, destacando os municípios destinos de atuação das novas servidoras.
Empossadas
Tanto Tamires Souza de Almeida, quanto Fernanda Cristina de Souza foram nomeadas para os cargos da categoria funcional de Técnico Judiciário - Área Administrativa, pelas portarias TRE-SC nº 113 e nº 119, respectivamente. Ambas nomeações também foram publicadas no Diário Oficial da União em 17 de setembro de 2025.
Com a cerimônia de posse, ambas passam a integrar o quadro de pessoal do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). A servidora Tamires Souza de Almeida é natural de Presidente Prudente (SP) e reside em Biguaçu (SC), na região metropolitana de Florianópolis. A partir do dia 13, atuará no Cartório Eleitoral de Modelo, 83ª Zona Eleitoral. Formada em Direito e especialista em direito civil e processo civil, a advogada afirma que estar no TRE-SC representa o ápice de sua carreira.
“É muito gratificante trabalhar em um ambiente regido pelos princípios da impessoalidade, legalidade, moralidade e eficiência, onde a finalidade do serviço está focada no interesse público e não em interesses pessoais ou privados. Além, é claro, do prestígio e orgulho pessoal em fazer parte do quadro de servidores de um dos Poderes da República”, destacou Tamires.
O orgulho e prestígio de trabalhar na Justiça Eleitoral catarinense também foi um ponto citado por Fernanda Cristina de Souza. Farmacêutica por formação, a servidora já atuou na Defensoria Pública da União (DPU) e na Prefeitura de Balneário Camboriú. Atualmente, reside em Florianópolis (SC), mas, a partir do dia 13, atuará no Cartório Eleitoral de Anita Garibaldi, 52ª Zona Eleitoral.
“Considero [o TRE-SC] um órgão de extrema importância, atuando em prol da democracia e garantindo que o processo eleitoral ocorra de maneira adequada. Pretendo auxiliar o Tribunal em sua missão, fortalecendo o processo eleitoral e espero poder executar minhas funções da melhor maneira”, afirmou Fernanda.
Programação
Ao longo de três dias, Tamires e Fernanda participarão de uma programação de ambientação na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. O objetivo é apresentar todas as unidades do Tribunal e as respectivas rotinas.
Nesta programação, as novas servidoras, que atuarão em Cartórios Eleitorais do interior do estado, também terão contato com a Secretaria da Corregedoria Regional Eleitoral, da Assessoria Especial de Planejamento Estratégico e de Eleições, além do acompanhamento da Central de Atendimento ao Eleitor da Capital.
Para Fernanda Cristina de Souza, o dia foi marcado pela receptividade e apoio dos colegas servidores. “Fiquei muito feliz e estava esperando bastante essa nomeação. [Durante a ambientação], todos mostraram como vai ser a rotina do trabalho e como eles podem auxiliar a gente. Então, estou com bastante expectativa para iniciar o trabalho, principalmente que ano que vem já vai ter eleição”, destacou.
As boas-vindas dos colegas foi um ponto positivo também para Tamires Souza de Almeida. “A recepção foi além das minhas expectativas e tudo foi muito esclarecedor. Eu vi que realmente é o que eu busco para minha carreira. E eu acho que, ao longo da semana, eu vou aprender muita coisa e espero contribuir com as minhas competências”, afirmou.
Além das atividades planejadas ao lado das unidades do Tribunal, as novas servidoras assistiram à sessão do Pleno desta terça-feira (7), que reservou um espaço para reconhecer a chegada das recém-empossadas. Na ocasião, o presidente do TRE-SC, desembargador Carlos Alberto Civinski, reforçou as boas-vindas.
“Obrigado pela presença das senhoras aqui no Plenário. Eu as cumprimento pela posse e desejo todo o sucesso. Porque o sucesso das senhoras também será o nosso na Justiça Eleitoral catarinense e brasileira”, disse o desembargador Civinski.
Texto por Aline Ramalho
Foto por Luciano Nunes
Assessoria de Comunicação Social