Imagem de um robô branco e estializado de um chatbot para atendimento via WhatsApp.

Exposição colaborativa “Ecos da Justiça em Santa Catarina” ocorrerá nos dias 22 a 28 de setembro

Amostra é uma parceria entre o TRE-SC, TRT12, TRF4 e TJSC

Em 2025, 19ª Primavera de Museus aborda mudanças climáticas. Arte: Kelly Pantoja, ASCOM.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e outros tribunais do estado participarão da exposição “Ecos da Justiça em Santa Catarina”, que ocorrerá nos dias 22 a 28 de setembro no Shopping Itaguaçu, em São José. A mostra, uma colaboração entre a Justiça Eleitoral catarinense, Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT12), Tribunal de Justiça (TJSC) e do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4, por meio da Justiça Federal de Santa Catarina - JFSC), tem como objetivo abordar os procedimentos adotados em cada instituição e a atuação dos tribunais na redução das mudanças climáticas.

Para a exposição, a Justiça Eleitoral catarinense apresentará três cabines do tempo com diferentes modelos de urnas históricas, cada uma com textos de contextualização e imagens de eleitores em seus locais de votação. A mostra do TRE-SC também terá um expositor de acessórios de urnas antigas e um vídeo informativo sobre as iniciativas de sustentabilidade da instituição.

A mostra contará com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Os textos foram elaborados em uma linguagem simples e didática e todos os ambientes expositivos terão audiodescrição, conversão de textos em voz e vídeos legendados.

De acordo com a arquivista da Assessoria de Gestão da Informação do TRE-SC, Sandra Buth Zanon, a exposição foi adaptada para se alinhar à temática da 19ª Primavera de Museus, evento cultural anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). "A exposição teve que ser adaptada ao tema da Primavera: ‘Museus e mudanças climáticas’, motivo pelo qual a escolha das peças e informações a serem apresentadas na exposição foram adaptadas. Cada Tribunal ficou responsável por decidir sua parte da exposição, isto é, as peças que iria apresentar e a forma como iria abordar o tema das mudanças climáticas."

Além do TRE-SC, a exposição também terá a apresentação dos tribunais parceiros, o TRT12 promoverá a mostra “Clima e Trabalho: Conexões Sustentáveis”, focada no impacto das mudanças climáticas no ambiente laboral  por meio de uma linha com fotos, objetos e cartazes. A exposição “Economia de papel: essa é a boa impressão”, do TJSC, abordará a evolução do uso do papel no Poder Judiciário de Santa Catarina e as políticas de consumo e destinação do material. Já a JFSC abordará em sua exposição “Ação Civil Pública do carvão: um exemplo de solução ambiental”, os esforços judiciais na mitigação dos impactos da mineração. 

A parceria entre os tribunais, reforça o objetivo de que a exposição seja um espaço de promoção da memória, da cidadania, da compreensão histórica e de incentivo da cultura da transparência. O evento busca ainda fazer com que os cidadãos compreendam de maneira mais aprofundada o papel da Justiça, tanto a comum quanto a especializada, em seu cotidiano. 

Texto por Isadora Lizandra Alves, com apoio de Aline Ramalho
Arte por Kelly Pantoja
Assessoria de Comunicação Social

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido