Urnas eletrônicas são utilizadas em eleições para Grêmio Estudantil da Escola de Educação Básica São João Batista
Mais de 700 estudantes votaram no pleito realizado nesta quinta-feira (11)

Os alunos da Escola de Educação Básica do município de São João Batista participaram, na quinta-feira (11), de uma eleição comunitária para escolher os representantes do Grêmio Estudantil. O pleito utilizou uma urna eletrônica cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).
Pela primeira vez, a instituição de ensino utilizou a urna eletrônica em uma eleição. O colégio eleitoral continha o total de 1.050 estudantes, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, sendo que no dia da eleição 719 eleitores votaram, ou seja, comparecimento de quase 70%. O processo eleitoral contou com a participação de três candidatos. O candidato vitorioso obteve 569 votos.
De acordo com João Sebastião de Andrade, assessor Técnico Eleitoral e Voto Informatizado do Regional, a parceria entre entidades da sociedade com a Justiça Eleitoral é vantajosa para ambos os lados. “Aproxima a Justiça Eleitoral da sociedade, replicando nas eleições comunitárias atividades muito semelhantes às das eleições oficiais: cadastro de eleitores, registro de candidatos, preparação dos dados, geração de mídias e a preparação de urnas, oferecendo às entidades solicitantes, além da cessão das urnas eletrônicas, a organização eficiente da eleição.”
Urnas eletrônicas em eleições comunitárias
O TRE-SC disponibiliza urnas eletrônicas e sistemas de votação para entidades públicas organizadas e instituições de ensino realizarem eleições. A iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre os serviços da Justiça Eleitoral e incentivar a participação democrática da comunidade.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Resolução TSE 22.685/2007, estabelece os requisitos que os tribunais regionais podem disponibilizar as urnas eletrônicas. Além disso, o Regional desenvolveu o Sistema e-Voto, uma tecnologia de voto online que, assim como as urnas eletrônicas, também pode ser solicitada para eleições comunitárias.
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC