Página interna do portal
Seção de conteúdo
Presidente do TRE-SC realiza visita institucional à Justiça Eleitoral de Joinville
Encontro reforçou o diálogo com magistrados e servidores e abordou os preparativos para as Eleições 2026
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Carlos Roberto da Silva, realizou, na manhã desta terça-feira (28), uma visita institucional à Justiça Eleitoral de Joinville. O desembargador foi recebido por juízes eleitorais e chefes de cartório das cinco zonas eleitorais do município. Joinville concentra o maior colégio eleitoral de Santa Catarina.
“Alguns assuntos importantes foram tratados, notadamente relacionados à logística, à preparação para as eleições de outubro. Ouvimos os juízes e servidores, tratamos da questão da convocação dos mesários e auxiliares”, disse o presidente
Durante o encontro, o presidente apresentou o projeto Diálogo e Paz, iniciativa do TRE-SC voltada à promoção da informação qualificada e do respeito às diferenças. A visita também foi marcada por uma troca sobre os preparativos para as Eleições 2026. Entre os principais temas discutidos estiveram a estrutura dos locais de votação, as condições de acessibilidade para eleitoras e eleitores, estratégias para reduzir a formação de filas no dia do pleito e a importância de orientar a população a levar anotados os números de seus candidatos, seguindo a ordem de votação, para tornar o processo mais ágil.
Outro assunto abordado foi o planejamento para possíveis impactos de eventos climáticos durante o período eleitoral, diante das previsões relacionadas ao fenômeno El Niño. O objetivo é identificar antecipadamente eventuais locais de votação com maior vulnerabilidade e adotar medidas preventivas que garantam a regularidade das eleições, mesmo diante de condições climáticas adversas.
“Joinville é o maior colégio eleitoral do estado e, sem dúvida, precisamos estar atentos, o TRE precisa estar atento para todas as necessidades dessas importantes zonas eleitorais, muitas delas com um contingente eleitoral muito expressivo”, afirmou o desembargador Carlos Roberto da Silva.
Texto por: Heloisa Baumgratz
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC