Configurações do chatbot

Página interna do portal

Presidente do TRE-SC participa da cerimônia de abertura do 10º Congresso de Direito Eleitoral da OAB

Evento acontece em Florianópolis nos dias 30 de junho e 1º de julho

Presidente do TRE-SC participa da cerimônia de abertura do 10º Congresso de Direito Eleitoral da...

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Carlos Roberto da Silva, participou da cerimônia de abertura do 10º Congresso de Direito Eleitoral da OAB, na sede da instituição, em Florianópolis.  Organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Santa Catarina (OAB/SC), em conjunto com o TRE-SC e com a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), o evento tem como objetivo debater os rumos das Eleições 2026 e aproximar a sociedade civil dos bastidores que podem ditar o pleito eleitoral. O evento foi aberto oficialmente pelo presidente da OAB/SC, doutor Juliano Mandelli Moreira, que desejou a todos um produtivo congresso. 

Também esteve presente na cerimônia de abertura o vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-SC, desembargador Saul Steil, que integra a programação do Congresso como mediador de um dos painéis. Além deles, desembargadores eleitorais e servidores da Justiça Eleitoral catarinense participam das atividades ao longo dos dois dias de evento. 

Durante sua fala, o presidente do TRE-SC, desembargador Carlos Roberto da Silva, falou sobre o projeto Diálogo e Paz, com foco nas Eleições 2026, que utiliza esses pilares para promover um ambiente eleitoral mais pacífico, inclusivo, construtivo e seguro. O presidente ressaltou a importância do espaço do Congresso como catalisador de bons debates e trocas entre os participantes. “Que este evento seja, portanto, mais do que um espaço de atualização técnica, seja a demonstração viva de que é possível pensar diferente e conviver em paz. Faço por isso um convite a todos os que aqui se reúnem, magistrados, membros do Ministério Público, da Advocacia, da Academia, servidores e a todos demais, que levem deste Congresso não apenas o conhecimento, mas o método. Levem a cultura do diálogo qualificado para dentro de suas instituições, de suas bancas, de suas salas de aula, de suas comunidades. Sejamos todos, então, multiplicadores de uma certeza simples. Na democracia, como neste Congresso, divergir é legítimo, saudável e é necessário, desde que jamais se perca o respeito”, disse o desembargador.  

A programação do encontro ainda conta com painéis, mesas de discussões e palestras dinâmicas sobre temas que estão mais evidentes nesta disputa eleitoral, como Inteligência Artificial generativa nas campanhas eleitorais; o assédio eleitoral no ambiente de trabalho; as fraudes nas cotas de gênero; e prestações de conta de campanha.


Texto por: Heloisa Baumgratz
Fotos por: Luciano Nunes
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido