TRE-SC lança revista sobre liderança e participação política das mulheres

O lançamento aconteceu durante o Congresso de Liderança Política Feminina, na ALESC

Lançamento Resenha Eleitoral

Durante o Congresso de Liderança Política Feminina, na tarde desta quinta-feira (3), o Tribunal Regional de Santa Catarina lançou a edição especial da revista científica Resenha Eleitoral, intitulada “Liderança e Participação Política das Mulheres”.

Neste volume, a revista contém três seções: I) Seção Científica, com artigos em Direito Eleitoral; II) Seção Resenhas da Resenha, destinada à publicação de comentários jurisprudenciais ou papers relativos ao tema;e III) Seção Jurisprudência Selecionada, que traz um apanhado de decisões consideradas relevantes ao assunto da edição, como julgados a respeito da participação das mulheres nas eleições.

Os artigos submetidos foram avaliados exclusivamente por professoras doutoras, tratando de temas como mulheres no parlamento brasileiro, violência política e de gênero, cotas partidárias e candidaturas laranja, por exemplo.

Ao lançar a revista durante o Congresso, o diretor da EJESC, juiz Wilson Pereira Junior, afirmou que "quando nós assumimos a EJESC, o nosso maior objetivo era que a Resenha Eleitoral saísse do papel. A nossa revista traz artigos jurídicos e alguns julgados de relevância que o TRE levou para todo o meio jurídico brasileiro. Mas quando veio a ideia do Congresso, nós também idealizamos uma revista exclusivamente para o evento, que falasse apenas de temas que importam ao meio feminino. Essa revista foi feita com muito carinho por toda a Escola Judiciária Eleitoral para vocês".

A Resenha Eleitoral é uma revista produzida pela Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (EJESC), com publicações desde 1949, que tem por missão democratizar a divulgação do conhecimento científico na área eleitoral, por meio da difusão de trabalhos que promovam a transformação, baseada na convergência entre teoria e prática.

 

Por Ana Sophia Sovernigo / Jairo Grisa
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido