TRE-SC já ultrapassa metas judiciais estipuladas pelo CNJ para 2021
Bom desempenho corresponde ao número de julgamento de processos
Das três metas nacionais de 2021 fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a Justiça Eleitoral, referentes a prestação jurisdicional, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) já ultrapassou em mais de 100% duas delas: julgar processos mais antigos (Meta 2) e priorizar o julgamento dos processos relativos a crimes contra a administração pública, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais (Meta 4). Os índices alcançados pelo TRE-SC correspondem a 103,2% e 180,53%, respectivamente.
O bom desempenho se deve ao esforço interno e atuação conjunta do Pleno do Tribunal e Zonas Eleitorais, bem como ao monitoramento feito pela Corregedoria Regional Eleitoral, Secretaria Judiciária, Assessoria Especial de Planejamento Estratégico e de Eleições e pelo juiz gestor de metas, Paulo Afonso Brum Vaz.
Quanto a Meta 1 - julgar mais processos que os distribuídos este ano -, o TRE-SC já alcança 91,57%. O prazo para o cumprimento vai até o dia 31 de dezembro.
As metas foram aprovadas pelos presidentes ou representantes dos tribunais brasileiros durante o XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado virtualmente nos dias 26 e 27 de novembro de 2020. Elas representam o compromisso com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, buscando proporcionar à sociedade serviço mais célere, com maior eficiência e qualidade.
As informações são prestadas pelos tribunais ao CNJ, responsável pelo acompanhamento, aferição de cumprimento e geração de relatórios estatísticos sobre as metas nacionais e específicas do Judiciário.
Por Jean Peverari
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC