TRE catarinense participa da 80ª edição do Colégio de Presidentes de TREs

Evento da Justiça Eleitoral aconteceu em São Luís, capital do Maranhão

Cerimônia de abertura do evento, que acontece em São Luís (MA), foi realizada na noite desta qui...

A 80ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel) foi realizada em São Luís, capital do Maranhão. O Tribunal catarinense esteve representado pelo diretor-geral, Gonsalo Ribeiro.

O evento teve início nesta quinta (23), com a conferência Os Desafios da Justiça Eleitoral na Sociedade Digital, proferida pela ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Cláudia Bucchianeri. “Os desafios são imensos e são multidisciplinares. Eles compreendem diversas áreas e não seria diferente com a nossa democracia, que se reinventa na perspectiva duma sociedade que interage e fala no mundo digital”, refletiu a ministra.

Antes da conferência, os diretores-gerais dos TREs estiveram reunidos para tratar de assuntos como cibersegurança, orçamento, aquisições para o cadastramento biométrico, teletrabalho, concurso público, requisição de servidoras e servidores, Eleições Municipais 2024, entre outros.

Nesta sexta (24), foi a vez dos presidentes dos TREs discutirem sobre pagamento de auxílio-alimentação a servidoras e servidores requisitados, criação de cargos para a Justiça Eleitoral, inclusão da matéria Direito Eleitoral nos conteúdos obrigatórios de cursos de Direito, além e mais alguns temas.

“Houve uma grande sinergia entre os pensamentos dos diretores-gerais com os dos presidentes, durante a reunião do Coptrel, sobre diversos assuntos abordados. E isso é muito válido para aprimorar a qualidade dos serviços eleitorais e das condições de trabalho”, avaliou Gonsalo Ribeiro.

Ao final do evento, foi elaborada a Carta de São Luís contendo as propostas apresentadas pelos dirigentes dos Tribunais.

Por Jean Peverari, com informações do TRE-MA

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido