20ª Zona Eleitoral de Laguna realiza o evento "Cidadania não tem idade: vote consciente"
A ação consiste em visitas a escolas, grupos de interação e acolhimento, lares e projetos de universidades para idosos

No último dia 30, a 20ª Zona Eleitoral realizou a ação "Cidadania não tem idade: vote consciente". A iniciativa foi direcionada para os alunos e as alunas da escola de ensino médio Santa Marta, localizada no Farol de Santa Marta, em Laguna.
A ação foi idealizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) a partir da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (EJESC) para o fortalecimento da consciência cidadã sobre a importância do voto como ferramenta social. Os objetivos dessa campanha visam o aumento do interesse do público jovem e dos idosos pelo processo eleitoral e pelo voto consciente, além da reversão dos índices de abstenção no dia dos pleitos e da construção de imagem positiva da Justiça Eleitoral junto à população.
Segundo a chefe de cartório, Katiucy Besen Pedroso Pacheco, durante a ação na escola Santa Marta, “cerca de 120 alunos e alunas participaram de uma roda de conversa e tiveram a oportunidade de conhecer a urna eletrônica e a urna de lona, além de participar de uma votação simulada”. Após a palestra, os jovens também puderam fazer o título de eleitor para votar nas próximas eleições.
A ação “Cidadania não tem idade! Vote consciente”, consiste em visitas a escolas, grupos de interação e acolhimento, lares e projetos de universidades para idosos com promoção de palestras e rodas de conversas. O piloto da ação aconteceu no município de Cocal do Sul (34ª ZE de Urussanga) e as campanhas sempre acompanharão o projeto “Justiça Eleitoral em movimento”.
Os interessados podem entrar em contato com a EJESC por meio do e-mail acoesinstitucionais@tre-sc.jus.br.
Por Patrícia Brasil
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC