#BoraVotar: juventude de Lages adere à campanha do TRE-SC

Ação da Justiça Eleitoral foi realizada no Cedup Renato Ramos da Silva

bora votar

Em meio a Serra Catarinense está localizada a “capital do turismo rural” e a “terra da festa do pinhão”. Lages é a cidade mais populosa da região serrana, mas assim como outros municípios do estado, registra diminuição no número de eleitores menores de 18 anos. O total de votantes com 16 e 17 anos passou de 1.909, em setembro de 2010, para apenas 220 em setembro deste ano.

Para reverter esse quadro, mais uma ação da campanha Meu primeiro título #BoraVotar foi promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) na manhã desta quinta-feira (18). O local escolhido foi o Centro de Educação Profissional (Cedup) Renato Ramos da Silva, onde 40 alunas e alunos fizeram o alistamento eleitoral.

Aos estudantes, o presidente do TRE-SC ressaltou que o voto é a forma mais eficaz de exigir melhorias para os setores da saúde, educação e segurança. “Todos nós vivemos em comunidade e quanto melhor a representação dos políticos nos seus cargos de comando, melhor vive a nossa sociedade”, destacou o desembargador Fernando Carioni.

Realizar o cadastramento eleitoral até o dia 4 de maio do próximo ano é condição indispensável para participar das Eleições Gerais de 2022. Quem vota no estado irá escolher presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, 40 deputados estaduais, 16 deputados federais e um senador.

“Quero parabenizar essa iniciativa da Justiça Eleitoral de Santa Catarina em fazer essa motivação através da conscientização da importância de todo o cidadão exercitar esse dever cívico", disse o prefeito de Lages, Antônio Ceron.

“Se você não vota e não se envolve na política, vai ser mandado por quem quer se envolver. Então é melhor participar”, complementou o presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Omar dos Santos.

“Sintam, se interessem, se informem, acompanhem, ajam, discutam e bora votar”, concluiu o procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol.

Bora votar

Também estiveram presentes no evento os juízes eleitorais Ricardo Alexandre Fiúza (21ª ZE), Juliano Schneider de Souza (93ª ZE) e Rafael Steffen da Luz Fontes (104ª ZE); os promotores Luis Suzin Marini Júnior e Mônica Lerck Lunardi; os chefes de cartórios eleitorais, Gilmar Duarte da Luz, Marcos Cesar da Costa Duarte e Daisy Dal Farra Beck; o vice-prefeito de Lages, Juliano Polese; a secretária municipal de Educação, Ivana Elena Michaltchuk; a representante da Coordenadoria Regional de Educação, Angelita Coelho; o diretor do Cedup, João Luis Bampi; os representantes do grêmio estudantil, Davi Lima Costa e Bernardo Henrique Warmi; e o presidente interino da OAB do município, Luíz Carlos Ferreira.

Integraram a comitiva do TRE-SC o diretor da Escola Judiciária Eleitoral (Ejesc), juiz Rodrigo Fernandes; e os juízes do Pleno, Zany Estael Leite Júnior, Marcelo Pons Meirelles e Luís Francisco Delpizzo Miranda.

A campanha regionalizada voltada para o público jovem já percorreu as cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, São Miguel do Oeste e Criciúma. A próxima ação ocorrerá no dia 25 deste mês, em Itajaí.

Acompanhe tudo na página Meu primeiro título #BoraVotar .

Confira as fotos do evento em Lages disponíveis no Flickr do Tribunal .

Por Jean Peverari/Manoela Pinheiro

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Leia mais:

04.11.2021 - #BoraVotar: Justiça Eleitoral mobiliza jovens de Criciúma (SC)

20.10.2021 - #BoraVotar: Chapecó e São Miguel do Oeste sediam eventos da campanha

14.10.2021 - #BoraVotar: estudantes de Blumenau participam da ação da campanha do TRE-SC

30.09.2021 - #BoraVotar: ação da campanha do TRE-SC é realizada em escola de Joinville

22.09.2021 - #BoraVotar: Quem tem entre 16 e 17 anos pode votar nas próximas eleições

16.09.2021- #BoraVotar: IEE de Florianópolis recebe primeira ação da campanha do TRE-SC

15.09.2021 - #BoraVotar: jovens fazem título após lançamento da campanha do TRE-SC

13.09.2021 - TRE-SC lança a campanha Meu primeiro título #BoraVotar

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido