Jovens do município de Maravilha conhecem o processo eleitoral

Escoteiros vivenciaram a experiência de uma eleição em evento promovido pela 58ª Zona Eleitoral

Escoteiros conhecem a Justiça Eleitoral

No último sábado (28) jovens do Grupo Escoteiro Raízes, do município de Maravilha, participaram de uma verdadeira imersão no processo eleitoral, em um evento realizado pelo juiz Solon Bittencourt Depaoli e equipe do cartório eleitoral, no Salão do Júri do Fórum de Maravilha.

O objetivo do evento foi fazer com que os jovens conhecessem um pouco da Justiça Estadual e, especialmente, da Justiça Eleitoral. Na oportunidade, além de uma pequena apresentação sobre eleições, os jovens puderam vivenciar a experiência da votação manual (usando cédulas em papel) e, simultaneamente, a votação com uso de urnas eletrônicas. Para isso, a simulação contou com mesários voluntários e candidatos habilitados dentre a equipe escoteira.

Escoteiros conhecem a Justiça Eleitoral

Os jovens escoteiros tiveram a oportunidade de montar uma seção eleitoral e realizar dinâmicas onde puderam “votar em treinamento” - tanto no sistema original, de cédulas em papel, com urna de lona, quanto pelo sistema atual.

Evento com grupo de escoteiros no município de Maravilha

O juiz Solon Bittencourt Depaoli conta que o Grupo Escoteiro Raízes e o trabalho desenvolvido pelos Chefes e jovens são motivo de orgulho para o município de Maravilha. “A importância do nosso evento foi justamente por repassar temas importantes e atuais nesse ano de eleições, como o combate às fake news, segurança das urnas eletrônicas e noções gerais sobre a Justiça Eleitoral. E o envolvimento e receptividade dos jovens foi tão gratificante que inspirará a realização de outros e novos eventos similares”, completou.

Escoteiros conhecem a Justiça Eleitoral

O evento contou, também, com um bate-papo com a estagiária do cartório eleitoral, Gabriela Beduschi Guadagnin, representante de Santa Catarina no programa Jovem Senador 2022. Gabriela compartilhou com os jovens sua jornada até seleção no programa, falou sobre a vivência que terá no Senado Federal e destacou a importância de valorização das oportunidades, se referindo tanto ao programa do Senado quanto à oportunidade de estágio no cartório.

Por Manoela Pinheiro, c om informações da 58ª ZE

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Leia mais:

11.05.2022: Estagiária da Justiça Eleitoral é selecionada para o programa Jovem Senador 2022

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido