TRE-SC promove palestra sobre violência psicológica contra a mulher; confira gravação

Evento contou com exposição da juíza eleitoral Ana Luisa Schmidt Ramos, que é também vice-diretora da Escola Judiciária Eleitoral

TRE-SC promove palestra sobre violência psicológica contra a mulher; confira gravação

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), com o apoio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa (ALESC), promoveu nesta quarta-feira (17) em sua Sede uma conversa sobre o tema “Violência doméstica contra a mulher: o papel da violência psicológica”.

A palestra foi ministrada pela juíza eleitoral e vice-diretora da Escola Judiciária Eleitoral (EJESC), Ana Luisa Schmidt Ramos, que é pesquisadora do tema e autora do livro “Violência Psicológica contra a Mulher”.

A magistrada destacou a importância de abordar o tema também dentro do âmbito do Poder Judiciário, conforme a indicação do Conselho Nacional de Justiça, que recomenda em Resolução que os órgãos adotem um protocolo integrado de prevenção e de medidas de segurança para enfrentar a violência doméstica praticada contra magistradas e servidoras.

“Meu objetivo hoje é falar um pouco sobre essa violência, o que ela é, como se caracteriza, o que fazemos com ela, e por que é tão difícil percebê-la e sair dela”, disse a palestrante, que trouxe ao longo da exposição conceitos da psicologia e do campo dos estudos de gênero para discutir o enfrentamento a situações concretas de violência doméstica.

A diretora da EJESC e juíza substituta do Tribunal, Ana Cristina Ferro Blasi, fez a abertura do encontro e disse perceber um incremento nas políticas em relação ao direito das mulheres e na percepção do Estado, das organizações e das instituições sobre a importância do assunto.

“O que eu tenho observado é que nós temos que mudar a lente. Nós somos todos objetos de uma sociedade patriarcal, e isso é fato. A violência perpassa todo o nosso ambiente, toda a nossa cultura. Então não percebemos, mas hoje eu sei que todas nós já fomos vítimas de violência. Não necessariamente a violência física, que é a pior de todas, mas também a psicológica ou a patrimonial. Fica o convite para estarmos alertas às nossas colegas de trabalho”, ressaltou a diretora.

Confira a gravação do evento:

Por Vinicius Claudio
Fotos: Luciano Nunes

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido