Mais de dois mil eleitores participam de eleição para vereador mirim em Balneário Piçarras
Pleito reuniu 36 candidatos e utilizou 12 urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral de SC

Mais de dois mil estudantes de Balneário Piçarras participaram como eleitores da eleição para vereador mirim nesta quinta-feira (06). O pleito recebeu o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que cedeu 12 urnas eletrônicas para a realização da eleição comunitária.
A eleição iniciou às 8h e seguiu até o termino às 17h. Os alunos escolheram onze representantes entre os 36 candidatos para compor a Câmara Mirim do município. Os eleitos assumirão o cargo como vereadores titulares, que representarão suas escolas. O mandato de vereador mirim se inicia em janeiro, com previsão de término para dezembro de 2026 e os eleitos devem ter entre 11 e 14 anos.
Participaram como eleitores, alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, além da APAE (Associação de Pais e Amigos Excepcionais) do município. Com o suporte do TRE-SC, o processo permitiu que os estudantes acompanhassem as etapas de uma eleição, desde a campanha até a apuração dos votos.
Durante o mandato, os vereadores mirins eleitos participarão de atividades de formação sobre cidadania, direitos humanos, educação, entre outros temas de interesse público. O objetivo é ampliar o conhecimento dos jovens sobre o funcionamento do Poder Público e incentivar o protagonismo juvenil na cidade.
Candidatos eleitos
- APAE (Associação de Pais e Amigos Excepcionais): Julia
- EEB Adolfo Antonio Cabral: Emanuely
- Centro Integrado de Ensino Fundamental (CIEF): Thomas e Sarah
- Escola Professora Felicidade Pinto Figueredo: Kauany
- Escola Professora Francisca Borba: Guilherme e Amanda
- Escola Monteiro Lobato: Anna Carolina
- Centro de Educação Peter Pan: Larissa
- Centro Educacional PRISMA: Isis
- Escola de São Brás: Filipi
Urnas eletrônicas em eleições comunitárias
O TRE-SC disponibiliza urnas eletrônicas e sistemas de votação para entidades públicas organizadas e instituições de ensino realizarem eleições. A iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre os serviços da Justiça Eleitoral e incentivar a participação democrática da comunidade.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Resolução TSE 22.685/2007, estabelece os requisitos que os tribunais regionais podem disponibilizar as urnas eletrônicas. Além disso, o Regional desenvolveu o Sistema e-Voto, uma tecnologia de voto online que, assim como as urnas eletrônicas, também pode ser solicitada para eleições comunitárias.
Texto por Isadora Lizandra Alves, com apoio de Aline Ramalho
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC







